Buscar

Quais são as características do ordenamento jurídico?

exemplos e análise de cada uma das características

💡 2 Respostas

User badge image

MonaliZa Freitas

O ordenamento jurídico possui três características. São elas a unidade, a coerência e a completude.

O ordenamento tem caráter de unidade posto que no território soberano onde ele é vivido, nenhum outro ordenamento poderá se sobressair a ele. Ou seja, as leis deste Estado soberano [apenas quando é soberano!] prevalece sobre quaisquer outras, estrangeiras ou estranhas ao seu território. Portanto, unicidade pode-se interpretar como um ordenamento único e prevalecente em seu território de origem. No entanto, outras normas podem atuar, mas estas normas não podem entrar em conflito com o ordenamento jurídico deste Estado soberano.

Ele tem caráter de coerente considerando que todas as normas que o compõem não podem conflitar entre si, devem ser coerentes. Ao contrário disso, ocorrerá antinomia, que terá de ser resolvida com a eliminação de uma das normas conflitantes, ou, por atividade de hermenêutica [interpretação dos textos normativos] deverão ser adaptadas à realidade para resolução do caso.

O caráter de completude do ordenamento jurídico identifica sua abrangência de forma a resolver todo e qualquer conflito existente. Ele deve ser completo e dar condições para que todos os conflitos sejam solucionados, tendo para isso, o art. 4º da Lei de Introdução Normativa do Direito Brasileiro como orientador dessa conduta, que diz que em omissão de lei, o juiz decidirá o caso através de casos análogos, mas com razão e valor semelhantes [analogia], decidirá através dos costumes [válidos judicialmente] e pelos princípios gerais do direito. Não poderá haver lacunas no ordenamento jurídico, portanto o juiz tem a OBRIGAÇÂO de decidir todos os conflitos que lhe forem confiados [proibição do non liquet], não podendo, portanto, não podendo alegar portanto, falta de normas para decidir.

É por aí... rs

Espero ter sido clara e compreensível!

 

;)

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Ordenamento jurídico é o conjunto de todas as normas existentes em um estado.

Tal sistema tem normas de diferentes hierarquias, sendo a Constituição Federal a norma hierarquicamente superior a todas as outras. 

As normas de tal ordenamento, segundo Bobbio, podem ser de três tipos: as que permitem determinada conduta (permissivas) , as que proíbem (proibitivas) e as que obrigam determinada conduta (imperativa), donde conclui pela impossibilidade fática de existência de um ordenamento jurídico composto por uma norma apenas.

Ainda de acordo com Bobbio, três são as características fundamentais do ordenamento jurídico: unidade, a coerência e a completude.

Por completo, entendemos o ordenamento jurídico ter uma norma para regular qualquer caso. Uma vez que a falta de uma norma se chama geralmente “lacuna”, a completude seria exatamente a falta de lacunas. 

A coerência significa a exclusão de toda a situação na qual pertençam ao sistema ambas as normas que se contradizem.

A unidade é alcançada através da chamada “norma fundamental”, ou seja, aquela suprema, que não depende de nenhuma norma superior, e sobre a qual repousa toda a unidade do ordenamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais