Buscar

qual a diferença entre ICC e IAM

💡 2 Respostas

User badge image

Lissandro Danny

uma coisa não tem nada a ver com a outra. ICC é Insuficiência Cardíaca Congestiva, situação em que o coração, por algum motivo, não consegue bombear o sangue corretamente. Pode ser aguda ou crônica (em geral vê-se a crônica no adulto, e aguda na criança). IAM é Infarto Agudo do Miocárdio, como o próprio nome diz é um Infarto (morte celular, lesão ou necrose tecidual) Agudo do Miocárdio (o músculo do coração). Um IAM pode levar à ICC, pois o miocárdio lesado pode não conseguir mais a força necessária para bombear o sangue de forma efetiva, mas a ICC pode ter outras causas.
12
Dislike0
User badge image

ROBERTA LOPES PLENTZ

Na ICC, o coração é incapaz de bombear sangue de forma a atender às necessidades metabólicas tissulares. Pode ser causada por alterações estruturais ou funcionais cardíacas e caracteriza-se por sinais e sintomas típicos, que resultam da redução no débito cardíaco e/ou das elevadas pressões de enchimento no repouso ou no esforço. Cronico = leva tempo Agudo = imediato. Dispneia, taquicardia, edema agudo de pulmao, ortopneia, coracao com som de galope.

No IAM, basicamente é a morte de cardiomiócitos causada por isquemia prolongada. Em geral, essa isquemia é causada por trombose e/ou vasoespasmo sobre uma placa aterosclerótico. Dor precordial em aperto à esquerda, irradiada para o membro superior esquerdo, de grande intensidade e prolongada (maior do que 20 minutos), que não melhora ou apenas tem alívio parcial com repouso ou nitratos sublinguais. A irradiação para mandíbula, membro superior direito, dorso, ombros e epigástrio também é possível. Em pacientes diabéticos, idosos ou no período pós-operatório, o infarto pode ocorrer na ausência de dor, mas com náuseas, mal-estar, dispnéia, taquicardia ou até confusão mental.

IAM pode causar ICC.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais