Buscar

como os aminoacidos se ligam para compor as proteinas ? durante a ligação entre os aminoácidos que molécula é perdida

💡 2 Respostas

User badge image

Rafaela Ansiliero

Se ligam numa ligação chamada ligação peptídica, onde o grupo amina se liga ao grupo do ácido carboxílico liberando uma molécula de água.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A união estabelecida entre dois aminoácidos adjacentes numa molécula recebe o nome de ligação peptídica. Esse tipo de ligação ocorre sempre por meio da reação entre o grupo amina de um aminoácido e o grupo carboxila do outro.


No momento em que a proteína está sendo sintetizada e as ligações peptídicas estão se formando, o radical carboxila perde um grupamento hidroxila, deixando uma ligação livre. Simultaneamente, o radical amina de outro aminoácido perde um átomo de hidrogênio , ficando, também, com uma ligação livre. Já que existem duas ligações livres, os aminoácidos tendem a se juntar: o \(OH\) do grupo carboxila de um aminoácido se liga ao \(H\) da amina do vizinho, produzindo uma molécula de água.


Portanto, os aminoácidos se ligam para compor as proteinas através da ligação peptídica e a molécula perdida é de \(H_2O\).

fonte:https://www.infoescola.com/bioquimica/ligacao-peptidica/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais