Buscar

Qual o Sistema Processual Penal que possuímos na atualidade? Acusatório, Inquisitorial ou Misto?

Existem correntes doutrinárias que apoiam todas as respostas (acusatório, inquisitorial ou misto). Eu já tenho minha opinião e vocês? 

💡 12 Respostas

User badge image

Sabrina Klein

Caros colegas, 

Confesso que também tinha a mesma opinião da maioria. Acreditava que nosso Sistema poderia ser considerado MISTO, afinal, se analisarmos toda a PERSECUÇÃO PENAL (fase de investigação + fase processual) chegaremos a essa conclusão, pois o Inquérito é um procedimento administrativo puramente Inquisitorial, já o Processo Penal é considerado acusatório, com a junção dos dois teríamos o Sistema Misto.

Contudo, tenho adotado Doutrinas mais críticas no momento, e o processualista Aury Lopes Junior considerada um "reducionismo ilusório" dizermos que nosso Sistema é Misto. É o que se depreende:

"Ora, afirmar que o “sistema é misto” é absolutamente insuficiente, é um reducionismo ilusório, até porque não existem mais sistemas puros (são tipos históricos), todos são mistos. A questão é, a partir do reconhecimento de que não existem mais sistemas puros, identificar o princípio informador de cada sistema, para então classificá-lo como inquisitório ou acusatório, pois essa classificação feita a partir do seu núcleo é de Extrema relevância."

Com a leitura, acabei mudando minha opinião. Concordo com Aury, não existem mais sistemas puros, então devemos analisar qual o princípio informador do nosso sistema, ou seja, aquele que prevalece e que possui maior amplitude!

Sem dúvidas, as caracteristicas do Acusatório se sobressaem em nosso Sistema, nos dando respaldo para afirmar que nosso sistema é ACUSATÓRIO. Existem inúmeras críticas, claro... Como o fato de o Juiz produzir as provas urgentes e relevantes de ofício, mesmo antes de instaurado o processo e etc.

7
Dislike0
User badge image

Diego da Mota Borges

O Sistema é o Misto.  

No Inquérito ela é inquisito, não há dúvidas. Entretanto, na ação penal, que deveria obedecer ao sistema acusatório, há por vezes situações onde se verifica traços do Sistema Inquisito.

Um exemplo disso são as situações onde  se verifica poder o juiz, de ofício, ou seja, sem requerimento:

Determinadr produção de provas, na investigação ou no processo penal, busca e apreensão, interceptação telefônica, oitiva (testemunha e/ou ofendido), prova documental entre outras.

 

6
Dislike2
User badge image

Juan Barros

Acusatório.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais