Buscar

Teoria Contabil: valor historico

ao avaliar um item contabil a valor histórico só é possível o reconhecimento do lucro em sua realização, via confrontação entre receita, na data da venda, e custo histórico, registrado na data de aquisição/fabricação do item. com isso, eu tendo a registrar um lucro ,que seria sinonimo de ganho de capital(?) maior do que se registrasse esse mesmo item a custo corrente? outra duvida que tenho é se as denominações valor justo,valor de mercado, valor presente podem ser usados como sinonimos de valor corrente

💡 1 Resposta

User badge image

Rafael Zanelato

No custo histórico os ativos são mensurados pelos montantes pagos em caixa (ou equivalentes) ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquiri-los na data da aquisição; enquanto que os passivos, pelos montantes dos recursos recebidos em troca da obrigação.

 

Custo corrente: Neste método, os ativos têm seus registros mantidos pelos montantes em caixa (ou equivalentes) que teriam de ser pagos se esses mesmos ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data do balanço.

Basicamente, o custo corrente consiste na manutenção dos valores na data do balanço patrimonial.

 

A respeito de as denominações valor justo,valor de mercado, valor presente podem ser usadas como sinonimos de valor corrente, eu nao saberia te responder. 
Espero que tenha ajudado.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais