Buscar

Quais os efeitos benéficos e maléficos dos fungos? Explique.

💡 4 Respostas

User badge image

Vinicius Cardoso Duarte

benéficos: Produção de alimentos como os queijos roquefort e gorgonzola. Utilização em manipulações geneticas em plantas principalmente milho e soja para fortalecer sua resistência.

Malefícios: são responsáveis por doenças como caspa e micoses de pele e em casos mais graves doenças respiratórias. Atacam plantações destruindo produções inteiras alêm de que alguns fungos produzem toxinas muito prejudiciais ao ser humano.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

Os fungos são o grupo de organismos unicelulares e multicelulares que são não-móveis. Fungos incluem microorganismos como bolores, leveduras e cogumelos. Enquanto muitos tipos de fungos podem causar doenças em humanos e infligirem perdas às culturas, outros fornecem nutrientes essenciais para o crescimento das plantas. Os fungos são usados ​​na produção de produtos químicos e também nas indústrias de fabricação de medicamentos.


Certos cogumelos venenosos assemelham-se muito aos cogumelos comestíveis e podem enganar o colecionador amador de cogumelos, causando uma morte quase certa se você ingerir uma quantidade mínima. Cogumelos do grupo Amanita, como o anjo destruidor e o boné da morte, não têm antídoto, causando a morte por insuficiência hepática e renal. Os falsos cogumelos têm uma notável semelhança com os verdadeiros cogumelos comestíveis, mas os falsos cogumelos perturbam o sistema digestivo e ocasionalmente resultam em morte. Outras espécies de cogumelos nocivos podem causar apenas desconforto gastrointestinal ou produzir alucinações.


Os fungos se alimentam de matéria orgânica morta que inclui serapilheira, solo, esterco, madeira e animais mortos. Eles reciclam 85% do carbono da matéria orgânica morta e liberam os nutrientes bloqueados para que possam ser usados ​​por outros organismos. Isso torna os fungos vitais para a saúde contínua dos ecossistemas - definida como um ambiente biológico que consiste em todos os organismos vivos de uma área específica, juntamente com os fatores não vivos com os quais eles interagem.

Fonte: http://pt.scienceaq.com/Nature/100408383.html

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os fungos são o grupo de organismos unicelulares e multicelulares que são não-móveis. Fungos incluem microorganismos como bolores, leveduras e cogumelos. Enquanto muitos tipos de fungos podem causar doenças em humanos e infligirem perdas às culturas, outros fornecem nutrientes essenciais para o crescimento das plantas. Os fungos são usados ​​na produção de produtos químicos e também nas indústrias de fabricação de medicamentos.


Certos cogumelos venenosos assemelham-se muito aos cogumelos comestíveis e podem enganar o colecionador amador de cogumelos, causando uma morte quase certa se você ingerir uma quantidade mínima. Cogumelos do grupo Amanita, como o anjo destruidor e o boné da morte, não têm antídoto, causando a morte por insuficiência hepática e renal. Os falsos cogumelos têm uma notável semelhança com os verdadeiros cogumelos comestíveis, mas os falsos cogumelos perturbam o sistema digestivo e ocasionalmente resultam em morte. Outras espécies de cogumelos nocivos podem causar apenas desconforto gastrointestinal ou produzir alucinações.


Os fungos se alimentam de matéria orgânica morta que inclui serapilheira, solo, esterco, madeira e animais mortos. Eles reciclam 85% do carbono da matéria orgânica morta e liberam os nutrientes bloqueados para que possam ser usados ​​por outros organismos. Isso torna os fungos vitais para a saúde contínua dos ecossistemas - definida como um ambiente biológico que consiste em todos os organismos vivos de uma área específica, juntamente com os fatores não vivos com os quais eles interagem.

Fonte: http://pt.scienceaq.com/Nature/100408383.html

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais