Buscar

Qual a relação entre as Leis de terras, imigração subvencionada e abolição da escravatura..

💡 3 Respostas

User badge image

Laryssah Alcolea

A Lei Eusébio de Queirós previa a proibição intercontinental do tráfico negreiro.Nesse contexto , os escravos ficaram excassos e com um valor mais alto, por isso, a saída encontrada foi a vinda de imigrantes para o Brasil para cobrir a mão de obra. A Lei de Terras foi criada justamente para que o imigrante não pudesse prosperar,ou seja ,a terra a partir de entao,seria vendida ou doada pelo Estado , o problema é que existia um artificio usado pelos Senhores de Enegenho pagavam o transporte e a moradia do trabalhar estrangeiro e em troca usava a sua força de trabalho para pagar a divida, por isso , era dificil prosperar !

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Direito.
O Direito é um conjunto de normas de conduta social imposto coercitivamente pelo Estado para conferir segurança ao cidadão e às suas relações, assim como ao seu patrimônio, seguindo os critérios da justiça, da moral e da ética. Ou seja, trata-se de um instrumento que conserva e regula as estruturas sociais através de um ordenamento jurídico, de forma que, caso o indivíduo faça algo que vá contra o disposto em lei, este deverá responder ao Estado, único que detém o jus puniendi (direito de punir), e que poderá, compelir o agente a responder civil ou penalmente de acordo com o estipulado em lei, visando evitar conflitos e promover a justiça.
A Lei de Terras é o nome vulgar da Lei n°601 de 18/09/1850. A mesma consiste na primeira tentativa brasileira para organizar a propriedade privada, uma vez que até então não havia nenhuma legislação sobre a posse de terras. Ela afirmava que nenhuma terra poderia ser adquirida através do trabalho, mas somente através da compra do estado. Nesse contexto, tem-se que a Lei de Terras colaborou para a concentração de grandes propriedades na posse de poucas pessoas, gerando má distribuição de terras e evidenciando a necessidade da reforma agrária.

Além disso, o escravo também jamais teria condições de adquirir a terra e viveria na condição de escravidão para sempre.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais