Buscar

o que é volume sistólico?

💡 3 Respostas

User badge image

RD Resoluções

 

O bombeamento de sangue pelo nosso coração é feito da seguinte forma: por meio das 2 veias cavas o sangue venoso, chega ao coração por meio da grande circulação sistêmica. O coração recebe este sangue através do átrio direito. Dele,   o sangue, rapidamente, vai passando ao ventrículo direito. Cerca de 70% do enchimento ventricular se faz mesmo antes da contração atrial. Durante a contração atrial completa-se o echimento ventricular.


Em seguida, com a sístole ventricular, uma boa quantidade de sangue venoso do ventrículo direito é ejetado para a artéria pulmonar. Desta, o sangue vai para a rede de capilares pulmonares responsáveis por difundir o oxigênio para interior dos alvéolos e então para o interior dos capilares pulmonares e interior das hemáceas. 


Este sangue volta mais rico em oxigênio ao coração. Através das veias pulmonares o sangue chega ao átrio esquerdo e vai rapidamente passando ao ventrículo esquerdo. Com a sístole atrial uma quantidade adicional de sangue passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo, completando o enchimento deste. Em seguida, com uma nova sístole ventricular, o sangue é ejetado do ventrículo esquerdo para a artéria aorta e desta será distribuído, por uma enorme rede vascular, por toda a circulação sistêmica.


Após deixar uma boa quantidade de oxigênio nos tecidos, o sangue retorna mais pobre em oxigênio do mesmos, é coletado pelas grandes e calibrosas veias cavas, por onde retorna ao coração, no átrio direito.


O volume sistólico é a quantidade de sangue que é expelida do ventrículo cardíaco em cada contração que descrevemos acima. Essa contração também é chamada de sístole e, por isso, o nome volume sistólico . 

 

 

fontes:

http://www.minutoenfermagem.com.br/postagens/2016/12/21/debito-cardiaco/

http://www.sogab.com.br/floresdias/fisiologiacoracao.htm

1
Dislike0
User badge image

Aryane Da Silva Santos

É o volume bombeado por batimento pelo ventrículo direto
0
Dislike0
User badge image

Marleide Da Silva Pires

É o volume de sangue bombeado pelo ventrículo cardíaco esquerdo por batimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais