Buscar

quais sao as regras para o casamento civil brasileiro

💡 1 Resposta

User badge image

Fernanda Cunha

  • Menor de 16 anos: para menores de 16 anos a lei exige uma autorização judicial para poderem se casar oficialmente.
  • Maiores de 16 e menores de 18 anos: aos que estão entre essas idades, os pais de ambos deverão assinar uma autorização permitindo a realização do ato. Caso um dos pais não esteja de acordo, a questão é encaminhada a um Juiz de Direito que irá julgar e decidir se concede ou não a autorização.
  • Maiores de 18 anos: são livres para casar sem exigência de nenhum consentimento
  • A lei exige que o casamento no civil seja realizado em Cartório ou um local autorizado pelo Juiz de Paz. Deverá ser público e na presença de testemunhas.
  • O casal deverá ter duas testemunhas maiores de 18 anos (não precisam ser necessariamente um casal), conhecidas do casal e que estejam portando um documento de identidade. Estes são os documentos usuais, mas lembre-se de consultar o seu cartório para que não haja alguma outra exigência:

  • Solteiros: documento de identidade com foto, CPF (original), certidão de nascimento (original)
  • Divorciados: documento de identidade com foto, CPF (original), certidão de nascimento (original), certidão de casamento com averbação do divórcio e lista com o nome e idade dos filhos do casamento anterior, se houver.
  • Viúvos: documento de identidade com foto, CPF (original), certidão de nascimento (original), certidão de casamento com averbação do óbito ou certidão original do óbito, lista com o nome e idade dos filhos do casamento anterior, se houver e ainda poderá ser pedido o Formal de partilha.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais