Buscar

O que é Direito?

O que é Direito? 

💡 6 Respostas

User badge image

Joyce Leonardo

Direito, meu amigo, nada mais é que uma ciência que tem a sua estrutura formada por normas escritas, que vão orientar a conduta humana, corrigir/punir as condutas que causam algum dano a outrem ou a sociedade como um todo, bem como organizar a estruturação do Estado, na qual a lei maior de um país é regulamentado pelo Direito. Sua característica marcante é ser obrigatório e essencial para a vivência em sociedade,uma vez que é necessário existir tal amparo jurídico para a manutenção da justiça e a construção de uma sociedade mais evoluída de diversas maneiras, sejam elas éticas, morais, educacionais, etc. Portanto, sempre tendente ao bem, ao melhor, ao justo, ao bom.

3
Dislike0
User badge image

Robson Valadares

Direito é o sistema de normas e regras, decorrentes da necessidade de organização social, que visam manter a ordem de maneira justa. Esse é um conceito mais amplo e global. Miguel Reale nos dá 3 concepções diferentes acerca do termo "Direito". Há o direito como norma, que é aquilo que pode ou não pode. Há o direito como fato histórico-cultural e há o direiro como valor, que é justamente o ideal de justiça. Essas três características, se interagem mutuamente, e  conferem ao Direito seu caráter TRIDIMENSIONAL.

2
Dislike0
User badge image

Lívia Maura

Bom, existem 4 sentidos da palavra Direito. O primeiro refere-se ao que é correto, justo. O segundo refere-se à ciência jurídica, que no caso é o curso de direito das universidades. O terceiro se refere ao Direito Subjetivo, um direito pessoal, facultativo. E por último temos o que se refere ao conjunto de normas, Direito Objetivo que no caso é o ordenamento jurídico.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais