Buscar

o que é direito de dar, fazer, e não fazer?

💡 2 Respostas

User badge image

Saulo Ourives

A obrigação de dar é um tipo positivo, que define que vínculo obrigacional tem a natureza de entrega de algo já existente . Associa-se a ideia da obrigação de dar, à imagem de dar uma coisa, como tipicamente associado em um contrato de compra e venda.

A obrigação de fazer implica na obrigação de realizar determinada atividade para cumprir o vínculo obrigacional. Pode envolver um serviço ou a elaboração de algo material. Se for algo material, a obrigação de fazer diferencia-se da obrigação de dar no momento em que é necessário fazer aquele item antes de entregá-lo.

A obrigação de não fazer é uma obrigação negativa. Nela, as partes definem que o devedor de uma relação de não fazer não pode praticar determinada ação que normalmente poderia praticar, se não estivesse obrigado por esta relação jurídica.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

As obrigações de dar, fazer e não fazer é regulado pelo Direito das Obrigações, cristalizado no Código Civil de 2002.

As obrigações de dar, se subdividem em: obrigação de dar coisa certa e de dar coisa incerta.

a) Obrigação de dar coisa certa: ocorre o adimplemento da obrigação quando o devedor entrega a coisa específica, que foi acordada com o credor. Contudo, o inadimplemento pode ocorrer se houver a perda ou deteriorização da coisa (art. 233, CC).

a) Obrigação de dar coisa incerta: é objeto definido pelo gênero e quantidade. Antes da escolha da coisa incerta, logicamente, não poderá o devedor alegar perda ou deteriorização da coisa para fins de descumprimento da obrigação, ainda que por força maior ou caso fertuito (art. 243 e seguintes do CC). 

Já as obrigações de fazer, se subdividem em: obrigação de fazer e de não fazer.

a) Obrigação de fazer: se subdivide, ainda, em fungíveis (pode ser realizada pelo devedor ou terceiro) e infungíveis (devedor não pode ser substituído por outro/obrigação personalíssima) - artigos 247  e seguintes do CC.

a) Obrigação de não fazer: quando o devedor se compromete a não executar determinado ato, que podia livremente praticar, se não estivesse obrigado em relação ao credor ou terceiro - artigos 250 e seguintes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais