Buscar

Quais as diferenças entre rito ordinário, sumário e sumaríssimo na Justiça do Trabalho ?

💡 1 Resposta

User badge image

Gabriela Gattulli

O rito sumário também conhecido como “rito de alçada”, tem como requisito as ações cujo valor não excedam 2 salários mínimos. Cada rito processual possui características próprias e procedimentos específicos. As ações sujeitas ao rito de Sumário, previsto na Lei nº 5.584/70, guardam como principal característica a irrecorribilidade da sentença. Exceto se versar sobre matéria constitucional, não cabe recurso da sentença proferida na reclamatória de rito sumário.

Outra característica do rito Sumário, não presente nos demais, é a faculdade do juízo em fazer constar da ata de audiência o resumo dos depoimentos, devendo constar apenas a solução da ação, ou seja, o julgamento do mérito dos pedidos. Por dedução, acredito que como a sentença é irrecorrível, o Juiz pode optar em registar na ata de audiência as provas colhidas, uma vez que basta seu convencimento para decisão definitiva da questão.

Já as ações de rito Sumaríssimo, cujo valor é de 2 até 40 salários mínimos, previsto no art. 852-A e seguintes da CLT apresentam as seguintes peculiaridades:

Não é feita a citação por edital. Incumbindo ao autor a correta indicação do nome e endereço do reclamado; serão ouvidas até 2 testemunhas, de cada parte, que deverão comparecer à audiência independentemente de intimação; Só será deferida intimação de testemunha que, comprovadamente convidada pela parte (carta convite), deixar de comparecer. Não comparecendo a testemunha intimada, o juiz poderá determinar sua imediata condução coercitiva; A apreciação da reclamação deverá ocorrer no prazo máximo de quinze dias do seu ajuizamento

Estão excluídas do procedimento Sumaríssimo as demandas em que é parte a Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional. Ou seja, sociedade de economia mista e empresa pública, órgãos da Administração Pública Indireta, podem figurar em ações de rito Sumaríssimo.

Por fim temos o rito Ordinário, consignado a partir do art. 840 da CLT, com o procedimento mais completo que os demais, utilizado nas ações acima 40 salários mínimos: Pode ser realizada citação por edital, caso necessária; garantido o duplo grau de jurisdição, ou seja, é possível interpor Recurso Ordinário em face das sentenças proferidas; Deve constar na Ata de audiência os depoimentos e ocorrências eventuais, art. 817 da CLT. Podem ser arroladas até 3 testemunhas por cada parte, que deverão comparecer à audiência independentemente de intimação, art. 825 da CLT; Caso a testemunha não compareça, espontaneamente, pode ser requerida ao Juízo sua intimação, ocasião em que a audiência é redesignada, sem a necessidade de comprovar o convite da referida, como ocorre nas ações de rito Sumaríssimo;

Até a reforma trabalhista, era característica única do rito Sumaríssimo que os pedidos fossem ser certos, determinados e com a indicação do seu respectivo valor. Tal aspecto deixou de ser exclusividade das ações de rito Sumaríssimo, passando a ser exigência legal também das ações de rito Ordinário, por força do § 1ª do art. 840.

Desse modo, liquidar os pedidos, apontando seu exato valor passou a ser a regra geral das reclamatórias trabalhistas, aplicável a todos os ritos processuais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais