Buscar

Direito Penal - Parte Geral e Especial

José dispara cinco tiros de revolver contra Joaquim, jovem de 26 anos que acabará de estuprar sua filha. Contudo, em decorrência de um problema na arma, Jose erra seu alvo e atinge Rubem, senhor de 80 anos, ceifando-lhe a vida. Sendo assim, é correto afirmar que Jose responderá:

A) pelo homicídio de Rubem, agravado por ser vítima maior de 60 anos.

B) por tentativa de homicídio privilegiado de Joaquim e homicídio culposo de Rubem, agravado por ser vítima maior de 60 anos

C) apenas por tentativa de homicídio privilegiado, uma vez que ocorreu erro quanto a pessoa.

D) apenas por homicídio privilegiado consumado, já que ocorreu erro na execução

💡 3 Respostas

User badge image

Telismar Júnior

Pessoal, tudo bem? 

Na realidade, o gabarito da questão é letra D . 

No caso em tela, temos erro quanto à execução, logo o agente responde pela sua intenção, sendo homicídio privilegiado por relevante valor moral (Art. 121 § 1°, CP). Ademais, o agente responderá como se tivesse atingido o Joaquim. 

Art. 73. "Quando, por acidente ou erro no uso dos meios de execução, o agente, ao invés de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa, responde como se tivesse praticado o crime contra aquela, atendendo-se ao disposto no § 3.º do art. 20 deste Código. No caso de ser também atingida a pessoa que o agente pretendia ofender, aplica-se a regra do art. 70 deste Código (concurso formal ) . 

Não foi erro quanto à pessoa, logo ele não responde pelas condições da vítima e sim pela pessoa que tinha volição e intenção. 

1
Dislike0
User badge image

Jackeline Alves Cerpa

Letra C

Pois, José agiu sobre relevante valor socia e moral, sendo assim uma causa de privilegio. E o mesmo incorreu no caso de erro quanto a pessoa, uma vez que sua intenção era matar o estuprador de sua filha, e por uma situação alheia a sua vontade acabou por matar o idoso. Por isso, responderá como se o crime tivesse ocorrido contra Joaquim.

0
Dislike0
User badge image

wellington figueiredo barbosa

Alternativa C

Porque José agiu sobre relevante valor social e moral, por esse fato uma causa de privilegio. E o mesmo incorreu no caso de erro quanto a pessoa, uma vez que sua intenção era matar o estuprador de sua filha, e por uma situação alheia a sua vontade acabou por matar o idoso. Nisso, responderá como se o crime tivesse ocorrido contra Joaquim.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais