Buscar

As Relações do Trabalho tiveram suas raízes em três etapas antecedentes. Essas etapas foram

💡 4 Respostas

User badge image

Arilane Carvalho

As Relações do Trabalho tiveram suas raízes em três etapas antecedentes. Essas etapas foram:

→ Escravidão

→ Servidão

→ Corporações de Ofício

4
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Ao responder a pergunta em questão, é fundamental que seja lembrado as instituições de trabalho que operaram ao longo da história humana, principalmente a partir da Antiguidade e ao longo do período medieval.


Sustentando-se por princípios reificativos, a primeira etapa do que se pode constituir como raiz histórica para as relações hodiernas de trabalho é a escravidão, uma instituição social de trabalho compulsório por uma parte subjugada, os escravos. Ao longo do tempo, inúmeros foram os critérios assumidos pelas sociedades para determinação de a quem pertencia o status de escravo, contudo, as motivações mais recorrentes eram ou por captura em guerra, ou por razões geográficas envolvendo essencialmente aculturação entre os povos, ou ainda por eugenia.

A segunda etapa, presente essencialmente durante a Idade Média e hoje considerada por teóricos como extinta, foi a servidão, na qual, em linhas gerais, indivíduos serviam por toda vida, ou até liberados, um nobre, contudo, contando com maiores liberdades de ação do que um escravo, além de ser dotado de status civil, podendo se casar, constituir família, ter moradia e trabalhar para si próprio e para terceiros quando lhe fosse permitido pelo nobre e lhe aprouvesse.

Por fim, a terceira raiz fora as corporações de ofício, associações hierárquicas de artesãos que tinham por objetivo dar maior celeridade ao processo de negociação, além de buscar por meio da união a defesa do ofício, determinando por exemplo que somente aqueles que de fato pertenciam a corporação poderiam executar o trabalho em questão. Eram tipos de corporações ou guildas as corporações de ofício dos ferreiros, dos pedreiros, dos tecelões, dos ourives, entre outros.


Dessarte, conclui-se que as etapas precedentes as relações de trabalho atuais foram a escravidão, a servidão e as corporações de ofício, constituindo-se como estruturas que serviram como base para o arcabouço das formas trabalhistas atuais.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais