Buscar

Diferencie quanto a estrutura e função as vitaminas A, D, E e K.

💡 1 Resposta

User badge image

TANIA TATA

As vitaminas podem ser de dois tipos: as hidrossolúveis (solúveis em água e absorvidas pelo intestino) e lipossolúveis (solúveis em gorduras e absorvidas pelo intestino)

As vitaminas lipossolúveis são: A, D, E e K. As vitaminas A e D são armazenadas no fígado, a vitamina E no tecido gorduroso e nos órgão reprodutores, a vitamina K é armazenada em pequena quantidade.

A vitamina A está relacionada diretamente com ao crescimento. Ela combate os radicais livres e ajuda na formação dos ossos, da pele e nas funções da retina. É encontrada nos vegetais amarelos: cenoura, milho, gema de ovo, manteiga, abóbora, pêssego, nectarina e fígado

A vitamina D atua diretamente no metabolismo do cálcio e do fósforo. O calciferol mantém os ossos fortes e saudáveis e está presente nos alimentos: óleo de peixe, fígado e gema de ovo. Também auxilia na prevenção de doenças como o raquitismo e osteoporose.

A vitamina E atua como agente antioxidante. Ajuda a prevenir alterações neurológicas. É encontrada nas verduras, vegetais e azeite.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As vitaminas são compostos orgânicos encontrados na maioria dos alimentos naturais. Por não serem produzidas pelo o nosso organismo, a ingestão dessas substâncias se torna essencial, uma vez que são elas as responsáveis por equilibrar todas as funções do corpo, mantê-lo saudável e ativo.

A vitamina A é um nutriente é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do tecido da pele, além de favorecer o fortalecimento de ossos e dentes. Também é responsável por melhorar a saúde dos olhos, prevenindo a degeneração macular e melhorando a visão noturna.

A vitamina D ajudar na calcificação e no fortalecimento dos ossos e músculos, sendo sempre associada ao bem-estar corporal. Também atua nos cuidados da saúde cardiovascular e influencia na absorção de minerais como o cálcio e o fósforo.

A vitamina E é um antioxidante poderoso que atua na prevenção e no tratamento de doenças que surgem ao longo da vida, seja uma gripe ou enfermidades mais complexas como o câncer.

A vitamina K também é associada à saúde dos ossos, pois ajuda na fixação de cálcio no corpo, prevenindo a osteoporose, para os adultos e idosos e ajudando no crescimento e desenvolvimento infantil desde a gestação. 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais