Buscar

Como resolver?

Semprônio é um ávido colecionador de re lógios. Para incrementar a s ua coleção, ele furta a loja de Caio nos dias 5, 10, 15 e 20 do mês de maio. Entretanto, uma novatio legis in pejus entra em vigência no dia 12/05, alterando a gravidade do crime de furto. Por quantos crimes Semprônio deve respo nder? Qual pena lhe deve ser aplicada, a estabelecida pela nova lei penal ou a anterior a ela? Justifique sua resposta. (Máximo de 15 linhas)

💡 1 Resposta

User badge image

Rafael Ennes

O autor responderá pelo crime de furto sob a incidência do art. 71, crime continuado, sendo-lhe aplicada a lei mais gravosa, mesmo que posterior aos primeiros delitos, haja visto que após a entrada em vigor da lei, o autor deu sequência à prática delituosa nos mesmos moldes.

Nesse sentido, foi editada a Súmula 711 do STF: A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.

Destaca-se que se a lei posterior cria tipo penal até então inexistente, novatio legis incriminadora, o autor só responderá pelos crimes praticados após da entrada da lei no ordenamento jurídico. 

Por fim, o entendimento, apesar de sumulado, não é unânime, eis que tal regressão da lei mais grave ofenderia o princípio da legalidade, ao passo que o art. 71 do CP trata de crimes subsequentes ao primeiro, sendo este o preponderante, e não os delitos posteriores sobre os anteriores como dita a súmula.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais