Buscar

O movimento de flexão de tronco é realizado em torno de que plano de delimitação e eixo de movimento, respectivamente:

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Para resolvermos este exercício, utilizaremos nossos conhecimentos em Anatomia Humana, especificamente sistema muscular.

Os músculos do tronco são fundamentais no dia-a-dia. Sentar na cama, levantar de uma cadeira, amarrar os cordões dos sapatos são ações repetidas inúmeras vezes, sem maiores dificuldades. E mais ainda: o movimento de encostar a ponta dos dedos nos artelhos, sem dobrar as pernas – exercício físico muito comum -, pode ser executado, com um pouco de treino, por qualquer pessoa. Daí pensar-se erroneamente que é mais fácil dobrar a espinha (coluna vertebral) para diante do que para trás.

O dorso corresponde a região posterior do tronco e se estende desde a nuca até o cóccix, a coluna vertebral e as costelas formam seu esqueleto ósseo, onde estarão fixados os diversos músculos dessa região. Existem, nessa região, dois polígonos anatômicos formados basicamente por músculos que devem ser estudados nesta seção. São eles: o trígono de Petit e o Tetrágono de Krause.

Durante o movimento de flexão do tronco, os orifícios de conjugação existentes entre uma vértebra e outra aumentam de tamanho, as facetas articulares se afastam e, dessa forma, as raízes nervosas ficam mais livres. Porém, as pressões exercidas no corpo do disco, devido ao deslizamento para frente de uma vértebra sobre a outra, provocam achatamentos e alterações que poderão tocar nas raízes ou medula, provocando dores e crises nas costas.

1
Dislike0
User badge image

Sarah Cristina

o movimento de flexão de tronco é realizado em torno do plano transversal e o eixo látero-lateral.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais