Buscar

o que é determinismo absoluto

💡 2 Respostas

User badge image

Lindisteice Dhafine

 O determinismo absoluto é o sistema infalível de conexão entre certas causas e certos efeitos.A causa A produz sempre o efeito B, nas mesmas circunstâncias - em todas as áreas da existência

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento em Filosofia e Ética.


O Determinismo Absoluto pode ser subdividido em duas correntes de pensamento:

a. Pré-Determinismo

O determinismo no qual todos os eventos são necessários e estão conectados por uma cadeia causal. Nesse caso, as causas eficientes são de origem místico-religiosa: é a concepção do destino traçado. Aí todos os nossos atos e situações que vivemos e viveremos já estão definidos ou pré-determinados antes do nosso nascimento.

Por exemplo: temos no Mito de Édipo uma amostra desse modo de ver a existência. É aquela ideia de que, por mais que você fuja, mais você encontra o seu destino. Não há como ser autônomo e mudar o destino, porque todos os acontecimentos são necessários, ligados por cadeias causais, originando a fatalidade do destino.

Na mitologia grega encontramos uma tentativa de explicar a existência do destino através das três Parcas ou Moiras, representadas como três mulheres envelhecidas, que vestem roupas escuras e expressões severas.

Homens e deuses são regidos pelas Moiras, elas representam a norma reguladora do sistema cósmico.

As concepções míticas acima demonstram a necessidade dos povos de explicar questões complicadas como a existência, ou não, do destino ou do acaso.

b. Determinismo Sociológico

Não optamos pela família na qual nascemos, a cidade, o país, a cultura. As condições sociais desde o nascimento moldam a pessoa, que se encontra jogada em cadeias causais que não escolheu e que não consegue modificar.

Essa concepção afirma que os fatores socioculturais determinam absolutamente a vida das pessoas. É o exemplo da pessoa que nasceu num ambiente pobre economicamente e, por isso, não chegará a altos cargos bem remunerados! É a justificação teórica da Heteronomia geral da humanidade.


Portanto, o determinismo absoluto pode considera que todos os eventos são necessários e adota a concepção do destino traçado ou, no caso do determinismo sociológico, temos que os fatores socioculturais determinam absolutamente a vida das pessoas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais