Buscar

Quais os tipos de solução tampão mais comum no corpo humano?

💡 1 Resposta

User badge image

Verena Oliveira

Os sistemas tampões mais comuns no corpo humano são: Bicarbonato/Ácido Carbônico (64%), Hemoglobina/Oxihemoglobina (28%), Proteínas ácidas/Proteínas básicas (7%) e o Fosfato monoácido/Fosfato diácido (1%), sendo que este último também pode ser chamado de Tampão Fosfato.

O Tampão Bicarbonato é essencial à regulação do equilíbrio ácido-base do sangue, porque o metabolismo celular gera muito ácido como produto final, sob a forma de ácido carbônico. O ácido fraco do sistema é o ácido carbônico e a base forte é o bicarbonato. Este tampão também atua no líquido intracelular.

O Tampão Fosfato, formado pelo fosfato de sódio e ácido fosfórico, é eficaz no plasma, no líquido intracelular e nos túbulos renais.

O Tampão das Proteínas é muito eficaz no interior das células e o Tampão Hemoglobina é exclusivo das hemácias, colaborando com a função de transporte do CO2 e com o Tampão Bicarbonato.

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Soluções tampão são aquelas que atenuam a sua variação de pH, o qual mantem-se aproximadamente com o mesmo valor, mesmo na adição de brandas quantidades de ácido ou de bases.


Pode ser formada ou por um ácido de natureza fraca e por um sal formado a partir da reação entre este ácido e uma base forte (sal de base forte), ou então por uma base fraca e por um ácido formado pela reação desta base com um ácido forte (sal de ácido forte).


Portanto, um dos sistemas tamponantes orgânicos mais importantes no corpo humano é o que está presente no sangue, que permite a manutenção das trocas gasosas sem grande alteração de seu pH, que possui valor de 7,4. O principal responsável pelo tamponamento do sangue está no equilíbrio entre o ácido carbônico e seu íon, o bicarbonato. Este sistema impede variações de pH maiores do que 0,2 unidades, que ocasionariam sérias consequências ao metabolismo, se ocorressem.

 

Fonte: https://www.infoescola.com/quimica/solucao-tampao/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais