Buscar

como analisar cinzas de um alimento

💡 3 Respostas

User badge image

Natália Gonçalves

As cinzas ou Resíduo por incineração (resíduo mineral fixo) é o nome dado ao resíduo obtido por aquecimento de um produto em temperatura próxima a 550-570ºC.  Nem sempre este resíduo apresenta toda a substância inorgânica presente na amostra, pois alguns sais podem sofrer redução ou volatilização nesse aquecimento.  Geralmente, as cinzas são obtidas por ignição de quantidade conhecida da amostra, entre 1 e 5g, em cadinho ou cápsula de platina ou porcelana ou de outro material resistente ao calor, mantida em mufla a 550ºC, até eliminação completa do carvão. As cinzas deverão ficar brancas ou ligeiramente acinzentadas.

0
Dislike0
User badge image

Gustavo Oliveira

As cinzas são resíduos inorgânicos que permanece após o processo de incineração ou a queima da matéria orgânica de uma amostra (geralmente de alimento), portanto, é a quantidade total de minerais presentes na amostra . A determinação de cinzas de um alimento tem grande importância por várias razões. Por exemplo, nos alimentos como açúcar, gelatina, ácidos de origem vegetal, amidos entre outras, uma quantidade de cinzas elevada não é desejável. Em certos alimentos de origem animal ou vegetal, as cinzas são vistas como ponto de partida para análise de minerais específicos, essas análises são utilizadas paras fins nutricionais e/ou para a segurança (saúde e/ ou indústria) 

0
Dislike0
User badge image

Pâmela Tronco

PRINCÍPIO O método está baseado na determinação da perda de peso do material submetido à queima em temperaturas entre 550-570ºC. A determinação de cinzas permite verificar a adição de matérias inorgânicas ao alimento. A perda de peso fornece o teor de matéria orgânica do alimento.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais