Buscar

Com a reforma trabalhista, pode se considerar que muitos dos direitos garantidos aos trabalhadores foram retirados?

💡 2 Respostas

User badge image

Zanelly Cunha

tazmbem quero essa resposta 

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

Algumas das principais alterações trazidas pela reforma, foram:

Negociações coletivas- anteriormente existia a prevalência das normas previstas na CLT frente às negociações coletivas. No entanto, a reforma trouxe uma modificação nesse tema a qual as convenções e acordos coletivos prevalecerão sobre a lei em 15 pontos, dentre os quais se destacam: jornada de trabalho, observado o limite de 12 horas diárias e 220 horas mensais; banco de horas; intervalo intra jornada, respeitado o limite mínimo de 30 minutos nas jornadas de mais de 6 horas; teletrabalho; regime de sobreaviso e trabalho intermitente; planos de carreira; participação nos lucros; troca do dia de feriado; modalidade de registro da jornada. Cabe destacar que as negociações coletivas não podem reduzir ou suprimir, dentre outros, os seguintes direitos: FGTS, 13º salário; seguro-desemprego e salário-família; adicional de 50% da hora extra; licença-maternidade de 120 dias; aviso prévio proporcional ao tempo de serviço e normas relativas à segurança e saúde do trabalhador.

Férias- Antigamente o parcelamento das férias só era feito de maneira excepcional, com a condição de que um dos períodos não fosse inferior a 10 dias corridos. Com a reforma, as férias agora podem ser parceladas em até três vezes, desde que um desses períodos não seja inferior a 14 dias corridos e que os demais não sejam inferiores a 5 dias corridos cada

Teletrabalho: Antigamente não havia nenhuma regulamentação para o teletrabalho – também chamado de home office. A reforma dispõe expressamente sobre essa modalidade de trabalho e sua regulamentação, preenchendo a lacuna legal existente na CLT.

Banco de Horas, A CLT, em seu art. 59, previa a necessidade de acordo ou convenção coletiva para a instituição do banco de horas, sendo que o excesso de horas deve ser compensado em no máximo um ano. Com a reforma, o banco poderá ser instituído mediante acordo escrito entre empregador e empregado, desde que a compensação ocorra no prazo de seis meses.

Imposto sindical, o imposto sindical não é mais obrigatório, de tal sorte que somente será descontado do salário com expressa autorização do trabalhador.

Trabalho Intermitente, anteriormente sem previsão na CLT, o trabalho intermitente é uma novidade implementada pela reforma trabalhista, que permite que o trabalhador seja pago por período trabalhado (horas ou diária), com direito a férias, FGTS, previdência e 13º salário. Dessa forma, o trabalhador poderá ser convocado para exercer suas funções apenas em determinados períodos.

Demissão, a reforma incluiu uma nova modalidade de extinção do contrato de trabalho, então, poderá ser extinto mediante acordo entre empregado e empregador e, mesmo nessa hipótese, o trabalhador terá direito a metade da multa de 40% do FGTS, poderá movimentar até 80% do valor da conta de FGTS, entretanto, não terá direito ao seguro-desemprego.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais