Buscar

O que é a natriurese?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A natriurese é a excreção de uma quantidade excessivamente grande de sódio na urina. A natriurese é semelhante à diurese (a excreção de uma quantidade anormalmente grande de urina), exceto que na natriurese a urina é excepcionalmente salgada. A natriurese ocorre com alguns diuréticos e doenças (como a adrenal) e pode levar à síndrome de perda de sal, caracterizada por desidratação , vômitos, pressão arterial baixa e risco de morte súbita.


Em condições normais, a natriurese é mediada por dois efeitos dependentes das prostaglandinas: vasodilatação resultando em aumento do FSR e redução da reabsorção tubular proximal de solutos e água e (2) inibição direta da reabsorção de sódio na espessura ascendente membro da alça de Henle.


Assim, espera-se que os AINEs (e de fato o façam) causem um grau transitório de retenção de sódio e água, bem como hipertensão leve, mesmo em pacientes clinicamente normais.

1
Dislike0
User badge image

Tais Ariela Basilio

aumento da excreção urinária de sódio

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais