Buscar

Quais são os principais defeitos da laminação ?

Respostas

User badge image

Francisco

Defeitos de laminação Superficial

Como o próprio nome sugere, os defeitos de laminação do tipo superficial podem ser vistos a olho nu e são resultantes de um acabamento ineficiente do produto final tais como marcas de rolo ou de escala, por exemplo.

Mais fáceis de identificar, uma vez que tais defeitos impactam no aspecto visual e também no acabamento da peça de aço, seu uso pode diminuir a qualidade do projeto, ou estrutura, a que a placa for aplicada, o que traz um grande prejuízo para o resultado final.

Gotas frias

Outra possibilidade de defeito da laminação superficial, as gotas frias são resultados dos respingos do material original, ou seja, do próprio metal, que acabam por se solidificar nas paredes da lingoteira ao longo do processo de vazamento.

Como tais gotas permanecem no lingote, é comum que posteriormente apareçam como defeitos na parte superficial do produto acabado.

Vazios

Defeitos que são bastante comuns uma vez que durante a solidificação do lingote pode haver retenção de gases causando diferentes tipos de defeitos na superfície do laminado.

Estes vazios podem ser resultado ainda dos rechupes sendo que em ambos os casos é possível notar um enfraquecimento do produto final tratando-se da resistência mecânica.

Fendilhamento

Defeitos da laminação provenientes de deformações não homogêneas ou que estejam relacionadas a defeitos do lingote fundido.

Defeitos de laminação Estrutural

Por sua vez, os defeitos da laminação chamados de estruturais são aqueles que atingem diretamente a toda a estrutura do aço podendo trazer prejuízos ainda mais notáveis para o produto e para o projeto a que ele será incluído.

Um exemplo bastante claro do quanto pode ser prejudicial adicionar peças com defeitos de laminação estrutural é a utilização de placas que apresentam uma menor resistência e que podem por abaixo toda a estrutura a que deveria dar suporte, devido a estar enfraquecida graças a tais erros que tem origem no processo de laminação.

Alguns dos defeitos estruturais comuns da laminação estão expostos logo a seguir. Confira:

Ondulação lateral

Devido à flexão dos rolos, é bastante comum que as laterais das placas de aço sejam afinadas e alongadas enquanto o centro da peça não passa por processo semelhante resultando, desta forma, na formação de ondas na lateral que depreciam o produto final.

Trincas

Sejam centrais ou de canto, as trincas também são recorrentes defeitos de laminação, sendo imprescindível manter-se atento ao seu surgimento durante os processos que formam as peças e placas.

Dobras

Resultando de reduções excessivas, as dobras são por sua vez defeitos que acontecem devido ao excesso de massa metálica que passa por meio dos canais da laminação.

Devido a ultrapassar os limites pressupostos, as placas sofrem recalques que acabam por se fazer notáveis falhas nos passos seguintes, diminuindo a qualidade do produto final.

Inclusões

Podendo tanto causar defeitos superficiais aos laminados quanto diminuir potencialmente a resistência do material que está sendo confeccionado, as inclusões são partículas que resultam da combinação dos diferentes elementos químicos que estão presentes no lingote.

O desgaste dos refratários também tem a capacidade de fragilizar o produto sendo este mais um dos defeitos de laminação comumente vistos.

Segregações

Semelhantemente ao defeito anteriormente apresentado, as segregações são notoriamente reconhecidas por concentrar elementos nas partes de mais alta temperatura do lingote, sendo estas também as últimas que se solidificam.

Tal defeito é destacado por ter a capacidade de apresentar algumas heterogeneidades ao produto final, enquanto o enfraquecem e até mesmo fragilizam.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A laminação é o processo de modificar metais, transformando-os em lâminas, bobinas, chapas ou tubos.

Os principais defeitos estão associados a distorções dos rolos, redução de espessura da lâmina ou impurezas no material ocasionando buracos ou riscos.


Dessa forma, podem ser verificados diversos defeitos possíveis no processo de laminação.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A laminação é o processo de modificar metais, transformando-os em lâminas, bobinas, chapas ou tubos.

Os principais defeitos estão associados a distorções dos rolos, redução de espessura da lâmina ou impurezas no material ocasionando buracos ou riscos.


Dessa forma, podem ser verificados diversos defeitos possíveis no processo de laminação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando