Buscar

A condenação e a pena aplicadas a Tiradentes foram influenciadas pelas ideias de Cesare Beccaria? Justifique.

💡 4 Respostas

User badge image

elisangela pereira dos santo

Não. Uma vez que, o senhor Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi condenado a morte, totalmente contrario aos ideais do Marques de Cesare. No qual, defendia a extinção da pena morte, eliminação da tortura como método de aquisição de provas, estabelecer julgamentos públicos e rápidos, penas consistentes e proporcionais, propostas que visavam a humanizar o direito.

2
Dislike0
User badge image

igor cavalcante de sousa

Olá, tudo bem?

Não podemos dizer que a pena aplicada a Tiradentes foi influenciada pelas ideias de Beccaria.

Em seu livro “Dos Delitos e das Penas”, Cesare Beccaria faz uma análise do sistema penal existente em sua época. Influenciado pelo iluminismo, no século das luzes, traz uma crítica aos institutos cruéis como a tortura e, apesar de ser uma obra de cunho político, aborda o princípio da legalidade.

A obra foi um marco para o fim da tortura em diversos países da Europa. Portanto, como a pena aplicada a Tiradentes foi extremamente cruel, não se encaixa na influência da obra.

Espero ter ajudado!

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/14426398#readmore

0
Dislike0
User badge image

Vanda Jardilene de Oliveira

Por mais eficiente que possa ser um sistema legislativo, sempre estará um passo atrás do contexto social. A legislação é um reflexo da realidade e das necessidades de uma sociedade. Seria impossível que pudesse compreender todas as situações possíveis e, com o decorrer do tempo, surgem mudanças que devem ser abraçadas pela legislação. Todavia, com a velocidade com que as transformações sociais, culturais, científicas e tecnológicas se sucedem, torna-se impraticável para um sistema de Constituição Rígida acompanhar tais mudanças. (Eduardo R. Galvão Filho) A mudança de uma Constituição, em geral, uma necessidade social, de forma que a lei possa refletir os anseios da comunidade ou das classes que promovem as mudanças. Nesse sentido, quais os interesses e situações históricas que foram determinantes para o Ato Adicional, em 1834?
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais