Buscar

Auxílio-doença pode ser penhorado?

💡 1 Resposta

User badge image

DLRV Advogados

Os benefícios previdenciários têm como finalidade suprir a remuneração do trabalhador quando se encontrar em algumas das situações, assumindo, por tal razão, um caráter de substitutividade.

É possivel notar, portanto, o caráter alimentar dos benefícios previdenciários, razão pela qual merecem especial proteção legal e de interpretação.

Ademais, um dos princípios que merecem destaque em relação aos benefícios, é o da irredutibilidade do valor dos benefícios.

A Lei nº 8.213/91 estabelece que:

"Art. 114. Salvo quanto a valor devido à Previdência Social e a desconto autorizado por esta Lei,ou derivado da obrigação de prestar alimentos reconhecida em sentença judicial, o benefício não pode ser objeto de penhora, arresto ou seqüestro, sendo nula de pleno direito a sua venda ou cessão, ou a constituição de qualquer ônus sobre ele, bem como a outorga de poderes irrevogáveis ou em causa própria para o seu recebimento."

Temos, portanto, que a impenhorabilidade absoluta das remunerações e dos benefícios previdenciários cede espaço, via de regra, apenas em situações extremas, como quando o crédito executado decorre da condenação a prestação de alimentos.

Desta forma, temos que o auxílio-doença não pode ser penhorado, exceto no caso de situações extremas, como no caso de condenação a prestação de alimentos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais