Buscar

Qual o mecanismo de ação dos antidepressivos?

💡 4 Respostas

User badge image

thais freitas

Antidepressivos tradicionais

Os primeiros antidepressivos desenvolvidos foram os tricíclicos (ADTs) e os inibidores da enzima MAO(IMAO), descobertos por meio da observação clínica, atuam na tentativa de aumentar a quantidade de neurotransmissores e, por conseguinte, seus efeitos.

Antidepressivos tradicionais

Os primeiros antidepressivos desenvolvidos foram os tricíclicos (ADTs) e os inibidores da enzima MAO(IMAO), descobertos por meio da observação clínica, atuam na tentativa de aumentar a quantidade de neurotransmissores e, por conseguinte, seus efeitos.

Os tricíclicos promovem o bloqueio da passagem de neurotransmissores (monoaminas – principalmente norepinefrina, dopamina e serotonina) para o neurônio pré-sináptico (recaptação); aumentando, assim, a disponibilidade desses neurotransmissores na fenda sináptica, o que potencializa seus efeitos e antagoniza os sintomas da depressão. Esse bloqueio pode ser reversível ou irreversível.

Esses antidepressivos são muito eficazes, contudo, induzem vários efeitos colaterais devido a sua inespecificidade, já que interagem também com os sistemas histaminérgico e colinérgico. Alguns exemplos desses antidepressivos são: imipramina, clomipramina e nortriptilina. Os ADTs também são utilizados no tratamento de bulemia nervosa e ulcera péptica.

Inibidores da enzima monoaminaoxidase

As enzimas MAO estão presentes em vários sistemas do corpo, inclusive no sistema nervoso, quando se encontram dentro dos neurônios. Tem a função de degradar monoaminas, nesse caso, neurotransmissores (dopamina, norepinefria e serotonina)

A inibição (reversível ou irreversível) dessa enzima aumenta o armazenamento de neurotransmissores, o que potencializa seus efeitos quando liberados na fenda sináptica. É exatamente isso que os antidepressivos inibidores da MAO fazem para diminuir os sintomas da depressão.

O efeito colateral mais evidente do IMAO é a hipertensão, visto que essa a inibição inespecífica dessa enzima promove a diminuição da taxa de degradação de aminas, e, consequentemente o aumento da concentração desse composto no plasma.Contudo, esse efeito colateral pode ser contornada pelo uso de IMAOs seletivos da IMAO - A ou B (os dois tipos de enzima monoamina oxidase) e que fazem ligações reversíveis.

1
Dislike0
User badge image

Rayssa Viana

mecanismo de ação comum aos antidepressivos tricíclicos em nível pré-sináptico é o bloqueio de recaptura de Monoaminas, principalmente Norepinefrina (NE) e Serotonina (5-HT), em menor proporção dopamina (DA). Aminas terciárias inibem preferencialmente a recaptura de 5-HT e secundárias a de NE.

1
Dislike0
User badge image

Déby Haas

O mecanismo de ação comum aos antidepressivos tricíclicos em nível pré-sináptico é o bloqueio de recaptura de monoaminas, principalmentenorepinefrina (NE) e serotonina (5-HT), em menor proporção dopamina (DA).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais