Buscar

Olá! Alguém saberia me explicar o que é EXCEÇÃO em Direito Civil?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

A palavra exceção é semelhante a palavra defesa. Em alguns artigos você pode trocar a palavra exceção por defesa quando estiver lendo e você irá entender.
1
Dislike0
User badge image

rick gamer

Exceção

1) Meio regular e indireto de defesa que o réu opõe às pretensões do autor com o objetivo de dilatar ou retardar o exercício de ação. Seu emprego é apenas para as de natureza processual e é apenas a defesa indireta do rito, referente ao órgão julgador. A alegação de matéria substancial é feita exclusivamente na contestação, de forma direta, quando rebate a pretensão do autor, e indireta, quando é oposto um fato impeditivo, modificador e extintivo do pedido do autor (prescrição, compensação, novação). As exceções dilatórias são as de incompetência (artigo 112 do CPC), de impedimento (artigo 134 do CPC) e de suspeição (artigo 135 do CPC). Esse direito pode ser exercido em qualquer tempo ou grau de jurisdição, no prazo de quinze dias, contado do fato que ocasionou a incompetência, o impedimento ou a suspeição. Recebida a exceção, suspende-se o processo até que seja julgada (artigos 304, 305 e 306 do CPC). 2) Nas causas da jurisdição da Justiça do Trabalho, somente podem ser opostas, com suspensão do feito, as exceções de suspeição ou incompetência. As demais exceções serão alegadas como matéria de defesa (parágrafo 1º e caput do artigo 799 da CLT). Apresentada a exceção de incompetência, abrir-se-á vistas dos autos ao exceto, por 24 horas improrrogáveis, devendo a decisão ser proferida na primeira audiência ou sessão que se seguir (artigo 800 da CLT). A exceção é um meio legal de denunciar ao juiz a ausência de pressupostos necessários à validade do juízo (exceções de incompetência), se bem que não se deva esquecer que dela não dependa necessariamente, pois podem ser examinados de ofício pelo juiz.

0
Dislike0
User badge image

Rafael Ribeiro

Trata-se de meio regular e indireto de defesa no qual o réu se opõe às pretensões do autor com o objetivo de dilatar ou retardar seu exercício de ação. Seu emprego é de natureza processual e é forma de defesa indireta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais