Buscar

Acerca do Princípio da Legalidade Tributária

Acerca do Princípio da Legalidade Tributária, analise as alternativas a seguir e marque a opção correta: I- O Princípio da Legalidade, segundo a CF de 1988 se expressa no sentido de ser vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça. II- Segundo a CF de 1988, podemos afirmar que cuidou o legislador constituinte de estabelecer exceções ao princípio da legalidade, no que tange à fixação da alíquota, nos impostos com caráter notadamente regulatório e extrafiscal, determinando que apenas as alíquotas máxima e mínima fossem previstas em Lei. III- Os Impostos: Imposto de Importação ¿ II, Imposto de Exportação ¿ IE, Imposto sobre produtos industrializados ¿ IPI, Imposto sobre operações financeiras ¿ IOF e o Imposto de Renda são exceções ao Princípio da Legalidade Tributária. IV- De acordo com o Princípio da Legalidade não basta a mera previsão abstrata da instituição ou majoração de um Tributo na Lei, é necessário que todos os elementos necessários a formação da relação jurídico-tributário entre Fisco e contribuinte estejam nela delimitados. V- Em regra a Lei apta a instituir tributo é a LEI ORDINÁRIA, contudo os Tributos: Imposto sobre Grandes Fortunas Art. 153, VII, da CF/88, Empréstimo Compulsório Art. 148 da CF/88, Impostos Residuais da União Art. 154, I da CF/88 e as Contribuições Previdenciárias Novas ou Residuais - Art. 195, § 4º da CF/88 somente podem ser criadas através de Lei Complementar.
 
  Todas as alternativas estão corretas.
  Somente são erradas as alternativas III e V.
  Somente estão corretas as alternativas III e V.
  São corretas as alternativas I, II IV e V e falsa a alternativa III.
  Todas as assertivas estão erradas.

Respostas

User badge image

DLRV Advogados

I - Correta. Está no artigo 150, I da Constituição Federal.

II - Correto. O art 153 § 1 da CF, por exemplo, faculta ao poder executivo alterar as alíquotas sobre o II, IE, IPI e o IOF (denominados tributos regulatórios do comércio exterior). Foi dada a faculdade ao poder Executivo de alterar as alíquotas de tais impostos, pois estes protegem a indústria Nacional e excepcionalmente precisam de maior rapidez para o seu processo normativo. Tais aliquotas devem respeitar as condições e os limites legais, entretanto. O ato normativo é o decreto presidencial, ou portaria do ministro da fazenda.

III - Incorreta. A alteração das alíquotas do II, IE, IPI e o IOF são exceções ao princípio da legalidade tributária.O IR, no entanto, não é.

IV - Correto. Trata-se do princípio da tipicidade tributária, ou legalidade estrita.

V - Correto. Via de regra os tributos devem ser instituidos por lei ordinária. Entretanto, o IGF, O EC, e os impostos e contribuições residuais exigem Lei Complementar para serem criados.

São corretas as alternativas I, II IV e V e falsa a alternativa III.
1
Dislike0
User badge image

Daniela Conceição Cançado Domingues

São corretas as alternativas I, II IV e V e falsa a alternativa III.

1
Dislike0
User badge image

Gildete Santos

somente a III esta errada


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando