Buscar

AV3 ESTATISTICA UVA ALGUÉM SABE FAZER?

A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos.
No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais, de acordo com dados da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica).
Alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade.
Níveis de Peso, segundo o IMC:
Obesidade Grau III 
Acima de 40,00

Obesidade!

Sinal vermelho! Nessas faixas de IMC o risco de doenças associadas está entre grave e muito grave. Não perca tempo! Busque ajuda profissional já!

 
Obesidade Grau II 
35,0 - 39.9

Obesidade!

Sinal vermelho! Nessas faixas de IMC o risco de doenças associadas está entre grave e muito grave. Não perca tempo! Busque ajuda profissional já!

 
Obesidade Grau I 
30,0 - 34,9

Obesidade!

Sinal de alerta! Chegou na hora de se cuidar, mesmo que seus exames sejam normais. Vamos dar início a mudanças hoje! Cuide de sua alimentação. Você precisa iniciar um acompanhamento com nutricionista e/ou endocrinologista.

 
Sobrepeso/ pré-obesidade 
25,0 - 29,9

Sobrepeso!

Atenção! Você está com sobrepeso. Embora ainda não seja obeso, algumas pessoas já podem apresentar doenças associadas, como diabetes e hipertensão nessa faixa de IMC. Reveja e melhore seus hábitos!
Peso normal 
18,6 - 24,9

Parabéns!

Parabéns, você está com peso normal, mas é importante que você mantenha hábitos saudáveis de vida para que continue assim.

 
Abaixo do peso 
Abaixo de 18,5

Abaixo do Peso

Isso pode ser apenas uma característica pessoal, mas pode, também, ser sinal de desnutrição.

 

 

 

 

Situação problema

 

Definição: IMC é o índice de massa corporal, utilizado por médicos e nutricionistas, para avaliar se uma pessoa está no seu peso ideal. O valor do IMC é dado pela seguinte equação:
 

 

Uma pesquisa médica tem por objetivo verificar a relação entre peso e altura de um grupo de pacientes de um hospital, para identificar estatísticas do peso dos pacientes, ou seja, percentuais de pacientes com baixo peso, sobrepeso ou obesidade, por exemplo.
Os resultados dos exames, realizados em 20 pacientes com suas alturas e pesos, encontra-se na tabela abaixo. Baseado nos dados disponíveis:
 
Paciente
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Altura (metros)
1,83
1,66
1,79
1,85
1,69
1,6
1,8
1,65
1,86
1,7
Peso (kg)
90
50
96
90
100
56
89
64
91
65
                     
Paciente
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
Altura (metros)
1,67
1,62
1,9
1,71
1,64
1,74
1,63
1,78
1,81
1,75
Peso (kg)
68
60
95
88
67
68
70
82
99
78

 

 

 

 

 

Procedimentos para elaboração do TD

 

1) Efetue o cálculo do IMC dos 20 pacientes, e elabore uma tabela de frequências (com valores absolutos e relativos) conforme a classificação dada pela ABESO.

 

Responda:
  • Os resultados encontrados, a partir da tabela construída, confirmam as informações apresentadas pela ABESO, no que se refere ao percentual da população acima do peso?

 

2) Para as duas variáveis (X = altura e Y = peso), encontre os valores das seguintes medidas:
  • Média, desvio-padrão e coeficiente de variação da variável altura no exame realizado pelos médicos.
  • Média, desvio-padrão e coeficiente de variação do peso no exame realizado pelos médicos.

 

Responda:
  • É possível encontrar um valor médio para o IMC? E o valor do desvio-padrão? Quais seriam esses valores?
  • Interprete os resultados obtidos.

 

3) No que se refere às distribuições de probabilidade das variáveis X (altura) e Y (peso), e com base nos dados amostrais do problema:
  1. Sabe-se que a variável peso Y é normalmente distribuída, ou seja, Y segue uma distribuição Normal, com valores de média e desvio-padrão obtidos no item 2. Desse modo, qual é a probabilidade de uma pessoa selecionada ao acaso ter peso menor que 80 kg?
  2. Sabendo-se que podemos atribuir uma nova variável aleatória nesse estudo: o IMC, e que essa variável é normalmente distribuída, isto é, IMC segue uma distribuição Normal com valores de média e desvio-padrão também obtidos no item 2. Desse modo, você acha que seria alta a probabilidade de uma pessoa, selecionada ao acaso, ter o IMC maior ou igual do que 30? Justifique.

 

(OBS: Nos dois itens a) e b) será necessário utilizar a Tabela da distribuição Normal Padrão).

 

4) Encontre o intervalo de 95% confiança para o peso médio dos pacientes.

 

5) Elabore um gráfico de dispersão para as variáveis. Calcule o coeficiente de correlação linear de Pearson das variáveis altura (X) e peso (Y). Classifique o grau de correlação entre as variáveis.

 

6) Encontre a reta de regressão com a variável dependente sendo o peso (Y) e a altura como variável independente (X). Com base nesse modelo de regressão linear, encontre o IMC de uma pessoa com altura de 1,92 metros.
Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!

User badge image

RD Resoluções

1) Como podemos verificar na tabela ao lado, 60% dos pacientes analisados estão acima do peso normal, confirmando o estudo da ABESO de que mais da metade da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade.

A obesidade era tradicionalmente definida como um aumento no peso corporal superior a 20% do peso ideal do indivíduo - o peso associado ao menor risco de morte, conforme determinado por alguns fatores, como idade, altura e sexo. Com base nesses fatores,O excesso de peso pode então ser definido como um aumento de 15% a 20% em relação ao peso corporal ideal. No entanto, hoje as definições de sobrepeso e obesidade são baseadas principalmente em medidas de altura e peso - não morbidade . Essas medidas são usadas para calcular um número conhecido comoíndice de massa corporal (IMC). Este número, que é central para determinar se um indivíduo é clinicamente definido como obeso, é semelhante à gordura, mas não é uma medida direta da gordura corporal.

A interpretação dos números do IMC é baseada em agrupamentos de status de peso, como baixo peso, peso saudável, sobrepeso e obesidade, que são ajustados para idade e sexo. Para todos os adultos acima de 20 anos, os números do IMC estão correlacionados às mesmas designações de status de peso; por exemplo, um IMC entre 25,0 e 29,9 equivale ao excesso de peso e 30,0 e acima à obesidade.A obesidade mórbida (também conhecida como obesidade extrema ou grave) é definida como um IMC de 40,0 ou superior.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais