Buscar

Quem foi Piaget na Educação Infantil ?

💡 1 Resposta

User badge image

Rhanielle Ribeiro

Jean Piaget (1896-1980) nasceu em Neuchâtel, Suíça, aos nove de agosto.  Desde muito jovem Piaget revelou suas tendências para a pesquisa.

         O interesse infantil, a educação formal, as pesquisas e publicações acadêmicas, os estudos pós-graduados, todas as suas realizações intelectuais, tantas vezes precoces, mostravam que a Biologia era o centro de sua vida.

        Piaget tinha uma intenção que era consagrar dois ou três anos ao estudo do pensamento infantil, depois voltar às origens da vida mental isto é, ao estudo da emergência da inteligência no curso dos dois primeiros anos.

         O que o interessava, sobretudo era a gênese das estruturas lógicas fundamentais (inclusão e multiplicação das classes, composição das relações, estruturas de ordem, etc), e a elaboração das categorias do pensamento (número, espaço, tempo).

          Os poucos anos que Piaget queria consagrar ao estudo do pensamento infantil tornarão mais de cinqüenta anos. (PIAGET, 1989).

            O ser humano é capaz de processar vários estímulos por vez, por exemplo: enquanto você está lendo um texto, neste exato instante pode estar tocando uma música na casa do vizinho, alguém pode estar vendo televisão, você está comendo um chocolate e achando que ele está doce demais e muitos outros estímulos estão aí.

            Existe uma seleção natural dos estímulos, alguns serão captados, outros não, no caso das crianças o processo pode ser mais lento, por não terem ainda esquemas capazes de responder adequadamente. À estimulação que a criança recebe é polimodal, pois através de diferentes modalidades sensoriais.

            Para melhor entender o conceito de assimilação vejamos o exemplo: quando uma pessoa ingere um alimento este é ingerido e assimilado, se um novo tipo de alimento é introduzido na dieta, no entanto, o processo digestivo pode mudar ligeiramente de modo a acomodar-se a esse alimento. Assim, a assimilação significa que o organismo se adaptou e pode enfrentar a situação a ele apresentada; a acomodação significa que precisa mudar para adaptar-se.

Os professores podem guiá-las proporcionando-lhes os materiais apropriados mais o essencial é que, para que uma criança entenda, deve construir ela mesma, deve reinventar. Cada vez que ensinamos algo a uma criança estamos impedindo que ela descubra por si mesma. Por outro lado, aquilo que permitimos que descubra por si mesma, permanecerá com ela. (PIAGET, 1989, p. 53).

 

Contribuições de Piaget

 

            Piaget depositou nos processos de assimilação e acomodação a função básica da vida, sobre a qual todas as outras manifestações que a vida possa criar estariam a ela ligadas. Ao aplicar o conceito de assimilação biológica ao terreno do comportamento e do conhecimento, Piaget deu-lhe um novo significado. No plano da fisiologia, a assimilação é uma função dos órgãos; no plano do comportamento é a função de um esquema.

    Através de progressiva exercitação, os esquemas se amoldam a situações mutantes, o que Piaget designava como acomodação. A acomodação é a criação de novos esquemas ou a modificação de velhos esquemas, o organismo se transforma para poder lidar com o ambiente. Já a assimilação refere-se ao processo em que não o organismo, mas o objeto que é transformado e se torna parte do organismo. (PIAGET, 1975).

            Para melhor compreensão do que sejam a assimilação e acomodação vejamos o exemplo: imagine uma criança passeando com pai numa estrada campestre. O pai olha para o campo e vê uma vaca, ele diz ao filho, olha aquele animal, a criança olha para o campo e vê a vaca, após pensar um pouco, a criança diz ”é um cachorro”.

            Percebendo que a criança deu uma resposta honesta, podemos imaginar que a criança olhou para o campo e viu uma vaca. Recebendo este novo estímulo, ela tentou referi-lo a uma ficha do seu arquivo, não havendo este animal a criança tentou referi-lo a aquilo que fica mais próximo, o cachorro. A criança tenta adaptar esses novos eventos ou estímulos nos esquemas que ela possui naquele momento.

    A criança, ao ver o objeto (vaca) buscou em seus esquemas de conhecimento um, o qual se encaixou no esquema cachorro. O estímulo foi assimilado ao esquema cachorro, assim o processo de assimilação pode ser visto como o processo cognitivo de colocar novos eventos em esquemas existentes, sendo esta uma forma de acomodação. (PIAGET, 1975).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Como efetivar o direito de brincar na Educação Infantil?

Conteúdo, Metodologia e Pratica de Ensino nas Creches e Educação Infantil

User badge image

LAUDELINO CARMONA DA SILVA

Question Icon

de acordo com a lei fedeal n12796da educacao infantil

Conteúdo, Metodologia e Pratica de Ensino nas Creches e Educação Infantil

ESTÁCIO

User badge image

Mariana Campista

Question Icon

Qual metodologia aplicar na educação infantil de creches e pré escola

Conteúdo, Metodologia e Pratica de Ensino nas Creches e Educação Infantil

User badge image

wallace Santos