Buscar

Cite 3 conceitos de psicomotricidade.

💡 1 Resposta

User badge image

bruna ferreira

Motricidade Fina

 

A coordenação visuomanual representa a atividade mais freqüente e mais comum no homem, a qual atua para pegar um objeto e lançá-lo, para escrever, desenhar, etc. Esta atividade inclui uma fase de transporte da mão, seguida de uma fase de agarre e manipulação, resultando em um conjunto com seus três componentes: objeto/olho/mão. Para a coordenação desses atos, é necessária a participação de diferentes centros nervosos motores e sensoriais, que se traduzem pela organização de programas motores e pela intervenção de diversas sensações oriundas dos receptores sensoriais, articulares e cutâneos do membro requerido.

Motricidade Global

 

A conduta da criança esta representada pela sua atividade motora. Sua capacidade em se deslocar, gesticular, suas atitudes e seu ritmo nos permite, ás vezes, conhecê-la e compreendê-la melhor. As crianças correm rapidamente, imitam os animais, e através disto ocorre o relaxamento corporal, o bem-estar da liberação física. Cada criança tem seu ritmo próprio e sua originalidade, portanto, isto deve ser respeitado, pois a maturação dos centros nervosos em cada uma delas não é idêntica. A perfeição progressiva do ato motor implica um funcionamento global dos mecanismos reguladores do equilíbrio e da atitude.

Equilíbrio

 

O equilíbrio é a base primordial de toda a ação diferenciada dos segmentos corporais. Existem relações estreitas entre as alterações ou as insuficiências do equilíbrio estático e dinâmico e os latentes estados de ansiedade ou insegurança. A complexidade motora da atitude humana é resultado de uma experiência pessoal.

 

A criança pequena, antes de alcançar o equilíbrio, adota apenas posturas, ou seja, seu corpo reage de maneira reflexa aos múltiplos estímulos do meio. A postura é a atividade reflexa do corpo com relação ao espaço, e está estruturada sobre o tono muscular (os músculos esqueléticos sadios, os quais constituem a base da postura).

 

O equilíbrio é o estado de um corpo quando forças distintas que atuam sobre ele se compensam e anulam-se mutuamente. Do ponto de vista biológico, a possibilidade de manter posturas, posições e atitudes indica a existência de equilíbrio.

 

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais