Buscar

Quais vias metabólicas constituem a respiração celular?

💡 1 Resposta

User badge image

Guinnevere

Ciclo de Krebs, glicólise e fosforilação oxidativa

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

termo respiração celular refere-se à via bioquímica pela qual as células liberam energia das ligações químicas das moléculas dos alimentos e fornecem essa energia para os processos essenciais da vida. Todas as células vivas devem realizar a respiração celular. Pode ser respiração aeróbica na presença de oxigênio ou respiração anaeróbica . As células procariotas realizam a respiração celular dentro do citoplasma ou nas superfícies internas das células. Mais ênfase aqui será colocada nas células eucarióticas, onde as mitocôndrias são o local da maioria das reações. A moeda de energia dessas células é ATPe uma maneira de visualizar o resultado da respiração celular é como um processo de produção de ATP.

A respiração celular produz CO 2 como um resíduo metabólico. Este CO 2 liga-se à água para formar ácido carbônico, ajudando a manter o pH do sangue . Como o excesso de CO 2 diminuiria muito o pH do sangue, a remoção do excesso de CO 2 deve ser realizada de forma contínua. Uma das coisas interessantes sobre a respiração celular é que ela faz parte de um "kit de ferramentas" essencialmente universal que caracteriza toda a vida, pelo menos por toda a vida, envolvendo células eucarióticas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais