Buscar

A velhice pode gerar a incapacidade?

Estou com em dúvida sobra uma questão de minha prova de Direito Civil, o enunciado era mais ou menos o seguinte:

Seu Ribamar, um senhor de 82 anos, foi até uma loja de eletrodomésticos comprar uma TV. Ao tentar fazer seu cadrastro o credito lhe foi negado, o vendedor alegou que o ocorrido se deu pela alta idade do cliente. Pergunta-se: a resposta do vendedor foi justa/correta?

💡 4 Respostas

User badge image

Junior Gambarotto

Ao meu ver a idade não é capaz de gerar incapacidade civil por si só, porém a falta de discernimento pode sim gerar a incapacidade absoluta prevista no artigo 3º, III nos casos de  Alzheimer, por exemplo: "III - os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.", a pessoa tem momentos de lucidez, mas tem intervalos de crises onde não pode exprimir sua vontade. Logo, na aplicação ao caso concreto da pergunta foi injusta/incorreta.

1
Dislike0
User badge image

Ricardo santos de Sousa

A velhice por si só não gera a incapacidade civil. Segundo o que preceitua o nosso código civil, a falta de discernimento, de fato, pode gerar a incacidade civil, que, em algumas ocasiões, pode vir com a velhice. Mas, ressalvando, a velhice, per si, não gera incapacidade civil. Casos em que se faz necessário observar é a facultação para algumas exigibilidades no âmbito da vida civil, por exemplo: a obrigatoriedade do voto não direciona-se às pessoas que obtêm 65 anos ou mais.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A velhice não gera incapacidade, nem deficiencia auditiva, desde que saiba se comunicar com as pessoas, exemplo: liguagem de sinal.

O que gera incapacidade é a falta de discernimento, o absolutamente incapaz que são pessoas de 16 anos de idade para baixo.

Espero ter ajudado.

qualquer coisa entre em contato devo ter apostila sobre esse assunto!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais