Buscar

gostaria de saber sobre pensão

Oi boa tarde alguem pode me esplicar essa situação: 

minha avó recebia pensão do meu vô que era sargento e ela tem uma filha casula que tomava conta dela só que minha vó faleceu , gostaria de saber se ela tem direito a receber essa pensão ? ela é a mais nova não é casada e era dependente da minhã vó. ela tem 43 anos e era quem tomava conta de minha vó.? se alguem puder me avisar agradeço.

💡 4 Respostas

User badge image

Bruno Souza

O Filho maior de 21 anos de idade deixa de seu um dependente do instituidor, passando a ser, em tese, mais um segurado. Se este novo segurado se torna invalido, há benefícios que podem ser concedidos à ele tendo em vista esta condição e não a de dependente.

PRIMEIRA SEÇÃO DO STJ DIREITO PREVIDENCIÁRIO. PENSÃO POR MORTE NA HIPÓTESE DE FILHO MAIOR DE 21 ANOS. RECURSO REPETITIVO (ART. 543-C DO CPC E RES. 8/2008-STJ).

O filho maior de 21 anos, ainda que esteja cursando o ensino superior, não tem direito à pensão por morte, ressalvadas as hipóteses de invalidez ou deficiência mental ou intelectual previstas no art. 16, I, da Lei 8.213/1991. O art. 16, I, da Lei 8.213/1991 é taxativo, não cabendo ao Poder Judiciário legislar positivamente, usurpando função do Poder Legislativo. Precedentes citados: MS 12.982-DF, Corte Especial, DJe 31⁄3⁄08; REsp 771.993-RS, Quinta Turma, DJ 23⁄10⁄06; e AgRg no Ag 1.076.512-BA, Sexta Turma, DJe 3⁄8⁄11. REsp 1.369.832-SP, Rel. Min. Arnaldo Esteves Lima, julgado em 12/6/2013.

0
Dislike0
User badge image

Bruno Souza

Nesse sentido, cabe lembrar o disposto no art. 108 do Regulamento da Previdência Social- RPS, aprovado pelo Decreto 3.048 de 06 de maio de 1999 :

“Art. 108. A pensão por morte somente será devida ao filho e ao irmão cuja invalidez tenha ocorrido antes da emancipação ou de completar a idade de vinte e um anos, desde que reconhecida ou comprovada, pela perícia médica do INSS, a continuidade da invalidez até a data do óbito da segurada.”

0
Dislike0
User badge image

Sonia Dias

Não se pode esquecer que a pensão instituída à avó tem por origem o regime de  previdência não do RGPS, mas um regime próprio, além disso, a previdência militar tem regramento diferenciado do RGPS, no qual dependendo da época de ingresso do instituidor do benefício à carreira militar, uma filha solteira teria o direito ao pensionamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais