Buscar

Responsabilidade Civil

Responsabilidade Civil

O Dano é a lesão - diminuição ou destruição - que devido a certo evento, sofre uma pessoa, contra sua vontade, em qualquer bem ou interesse jurídico, patrimonial ou moral. Diante dos requisitos abaixo relacionados, qual não se aplica ao Dano:

💡 4 Respostas

User badge image

Danielle Cristina da Silva

poderia salvar e curtir os meus
2
Dislike0
User badge image

Eliane Sousa da Silva

Responsabilidade Civil

Alguns princípios da responsabilidade civil ganharam status de norma constitucional após a Carta de 1988,sem  falar no enriquecimento que lhe trouxe a edição do Código de proteção e defesa do Consumidor, que regula todas as relações de consumo, em seus múltiplos aspectos

Este caráter de prevenção da ocorrência de danos busca seu espaço no sistema de responsabilidade civil, em paralelo ao espaço sempre ocupado pela reparação de danos já existente. Há  um novo sistema a ser construído, ou, pelo menos ,há um sistema já existente que reclama transformação, pois as soluções teóricas e jurisprudenciais até aqui desenvolvidas , e ao longo de toda a história da humanidade, encontram-se em crise, exigindo revisão em prol da mantença do justo (Responsabilidade…, 2005, p.2).

Na percepção deste autor, a responsabilidade pressuposta pode ser resumida nas seguintes palavras: deve-se buscar, em um primeiro plano, reparar a vítima, para depois verificar-se de quem foi a culpa, ou quem assumiu o risco. Com isso, o dano assume o papel principal no estudo da responsabilidade civil, deixando de lado a culpa. Ademais, pela tese, pressupõe-se a responsabilidade do agente pela exposição de outras pessoas a situações de risco ou de perigo, diante de sua atividade(mise em danger).

A ideia de lesão de direitos está expressa no art.86 do CC, pelo qual o ato ilícito está configurado toda vez em que a lesão estiver presente, cumulada com um dano material ,moral, estético ou de outra categoria.

No que concerne à classificação da responsabilidade civil, repise-se que se pode falar, inicialmente, em responsabilidade civil contratual ou negocial, situada no âmbito da inexecução obrigacional. Sendo uma regra já prevista no Direito Romano, a força obrigatória do contrato ( pacta sunt servanda) traz a previsão pela as cláusulas contratuais devem ser respeitadas, sob pena de responsabilidade daquele que as descumprir por dolo ou culpa

Dessa forma, afirmar que o ato ilícito é a conduta humana que fere direitos subjetivos privados, estando em desacordo com a ordem jurídica e causando danos a alguém. O art.186 do atual CC tem a seguinte redação:

“Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito”.

Pela análise do art.187 CC a definição de abuso de direito esta baseada em quatro conceitos legais indeterminados que são: fim social, fim econômico, boa-fé, bons costumes.

“Art.187.Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico e social, pela boa-fé ou pelos bons costumes”.

Na responsabilidade subjetiva o nexo de causalidade é formado pela culpa genérica ou latu sensu, que inclui o dolo e a culpa estrita(art.186 do CC).Na responsabilidade objetiva o nexo de causalidade é formado pela conduta, cumulada com a previsão legal de responsabilização sem culpa ou pela atividade de risco(art.927,parágrafo único, do CC) .

Com base nessas considerações poder-se-á definir a responsabilidade civil como a aplicação de medidas que obriguem alguém a reparar dano moral ou patrimonial causado a terceiros em razão de ato do próprio imputado, de pessoa por quem ele responde, ou de fato de coisa ou animal sob sua guarda ou, ainda, de simples imposição legal. Definição esta que guarda, em sua estrutura, a ideia da culpa quando se cogita da existência de ilícito(responsabilidade subjetiva), e a do risco, ou seja, da responsabilidade sem culpa(responsabilidade objetiva).(Maria Helena Diniz)

A responsabilidade  civil é a aplicação de medidas que obriguem uma pessoa a reparar dano moral ou patrimonial causado a terceiros, em razão de ato por ela mesma praticado, por pessoa por alguma coisa a ela pertencente ou de simples imposição legal. Espécie de responsabilidade civil: Quanto ao fato gerador –Responsabilidade contratual, responsabilidade extracontratual; Quanto ao fundamento- Reponsabilidade subjetiva, responsabilidade objetiva; Quanto ao agente- Responsabilidade direta, responsabilidade indireta

A violação de um dever jurídico configura o ilícito, que, quase sempre, acarreta dano para outrem, gerando um novo dever jurídico, qual seja, o de reparar o dano. Há , assim, um dever jurídico originário, chamado por alguns de primário, cuja violação gera um dever jurídico sucessivo, também chamado secundário, que é o de indenizar o prejuízo. Só se cogita, destarte, de responsabilidade civil onde houver violação de um dever jurídico e dano. Em outras palavras, responsável é a pessoa que deve ressarcir o prejuízo decorrente da violação de um precedente dever jurídico. E assim é porque a responsabilidade pressupõe um dever jurídico preexistente, uma obrigação descumprida.

Três são os elementos da Responsabilidade Civil

A)Ato ilícito é a conduta necessária para possibilita a responsabilização jurídica de alguém que viola o direito de outrem.

B) Nexo Causal é o segundo pressuposto da responsabilidade civil, pois é o ponto que irá convergir o ato ilícito e o dano, sem os quais não existiria a responsabilidade civil.

C)Dano é a consequência do ato ilícito previsto no art.944CC.A definição de dano, em sentido amplo, vem a ser a lesão de qualquer bem jurídico .

Direito Civil-vol-2 Flávio Tartuce-pag.310,311,322,323,326,327 e 373).

Programa de Responsabilidade Civil(Sergio Cavalieri Filho).

Curso de Direito Civil Brasileiro. 7(Maria Helena Diniz).

1
Dislike0
User badge image

Handrely Vieira

obre sentença, assinale a alternativa incorreta:sentenças executáveis são aquelas que podem ser executadas imediatamente.sentença absolutória imprópria é quando o juiz absolve por falta de provas.as sentenças simples são aquelas proferidas por um órgão singular.sentença condenatória é aquela que acolhe, ao menos em parte, a pretensão punitiva.sentença suicida- nomenclatura dada pela doutrina quando há uma contradição entre a parte dispositiva da sentença e a sua fundamentação. consegue me ajudar com esse Eliane?
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais