Buscar

Principais autores da Psicologia da Gestalt?

💡 1 Resposta

User badge image

Julia Albuquerque

Elliot Seymour Shapiro (1911-2003)

Educador e psicólogo, lutou contra a miséria e superlotação das escolas públicas norte-americanas, assim como contra a burocracia na década de 1960. Paralelamente à sua dedicação às questões escolares, foi terapeuta e um dos fundadores da gestalt-terapia ao ensinar a nova abordagem na Universidade do Brooklyn, Columbia e Califórnia.

Frederic Salomon Perls (1893-1970)

Conhecido como Fritz Perls, é o fundador da gestalt-terapia. Filho de judeus de classe média baixa, Perls nasceu em Berlim e foi uma criança rebelde. Interessou-se pelo teatro expressionista alemão e eventos intelectuais. Graduou-se em Medicina e especializou-se em psiquiatria. Alistou-se no exército para servir como médico na Primeira Guerra Mundial.

Isadore From (1919-1994)

Compôs o núcleo de fundadores da gestalt-terapia, pertenceu ao Grupo dos Sete e foi um dos primeiros pacientes de Fritz Perls no início da década de 1940. Posteriormente, auxiliou na parte teórica da construção das ideias da nova abordagem.

Laura Perls (1905-1990)

Nascida Lore Posner, na Alemanha, a psicóloga e psicoterapeuta se casou com Fritz e o ajudou a fundar a gestalt-terapia após concluir doutorado em psicologia da gestalt. Viveu sete anos na África do Sul e escreveu com o esposo o livro “Ego, Fome e Agressão”. Em 1951, juntamente com Perls, Paul Goodmann e Ralph Hefferline escreveu “Gestalt Therapy”. Foi importante precursora da proposta terapêutica e fundou o New York Institute for Gestalt Therapy, que dirigiu até sua morte.

Paul Goodman (1911-1972)

Nascido em Nova Iorque, Goodman graduou-se em literatura e filosofia. Sua demissão da universidade de Chicago, na década de 1950, em razão de sua orientação sexual, o motivou a defender minorias e criticar grandes instituições. Publicou diversos livros e dedicou-se ao estudo de história, antropologia, economia, pedagogia e psicologia, mas só passou a praticá-la após o contato com Fritz Perls. É considerado um importante ideólogo de movimentos de contracultura na década de 1960 e um dos principais teóricos do Grupo dos Sete, sendo o diretor de dois dos principais institutos de gestalt-terapia.

Paul Weisz

Psicoterapeuta, apresentou a Fritz Perls o zen-budismo, uma das referências para a formação da nova abordagem.

Ralph Franklin Hefferline (1910-1974)

Foi professor universitário e cujos alunos participavam dos experimentos da gestalt-terapia. Após ter iniciado um processo psicoterápico com Fritz Perls, em 1946, foi convidado a fazer parte do grupo dos fundadores da abordagem. Foi um dos fundadores do Instituto de gestalt-terapia de Nova York, em 1952 e escreveu o livro “Gestalt Therapy”, fundamental da gestalt-terapia.

Richard Kitzler (1927-2009)

Psicoterapeuta, professor, supervisor, filósofo e escritor, foi paciente de Fritz Perls e fez parte do Grupo dos Sete.

  

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais