Buscar

QUAIS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL DAS PROTEÍNAS?

💡 2 Respostas

User badge image

Yasmin Verdan

Estrutura primária: Cadeia polipeptídica (A estrutura primária de uma proteína é a sequência de aminoácidos que compõe a cadeia polipeptídica.)

Estrutura secundária: A hélice-alfa e a folha-beta (A cadeia polipeptídica é flexível. As ligações químicas entre os átomos do aminoácido i da figura definem 3 eixos de rotação(σ,ψ, φ) sobre os quais, a proteína pode rodar acedendo a diferentes configurações espaciais. De todas as configurações espaciais a que a proteína pode aceder a hélice-alfa e a folha-beta são as mais comuns. A este nível de organização estrutural, que para além das ligações peptídicas, também envolve as chamadas ligações por pontes de hidrogénio, um tipo de interação electrostática entre os átomos de hidrogénio e oxigénio, chamamos elementos de estrutura secundária.)

Estrutura terciária: Junção de estruturas secundárias (O arranjo tridimensional (ou conformação) dos átomos da proteína na estrutura terciária é de extrema importância porque geralmente coincide com a chamada estrutura nativa, a estrutura que confere à proteína uma função biológica específica.)

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

 

A estrutura molecular das proteínas é muito complexa, por essa razão é conveniente dividi-la em níveis distintos de organização:

Figura 3.1 Níveis de organização da estrutura molecular de uma proteína.

- Estrutura primária: refere-se ao número e identidade dos aminoácidos que compõem a molécula e ao ordenamento ou seqüência dessas unidades na cadeia polipeptídica. A união peptídica somente permite a formação de estruturas lineares e por isso, as cadeias não apresentam ramificações.

- Estrutura secundária: a medida que o comprimento das cadeias vai aumentando e em função das condições físico-químicas do meio, se cria a estrutura secundária, que é a disposição espacial regular, repetitiva, que a cadeia polipeptídica pode adotar, geralmente mantida por ligações de hidrogênio. Podemos ter:

- a) Hélice-alfa: as cadeias de aminoácidos têm vários centros polares e, devido a isto, a fibra enrola-se dando lugar a uma hélice que se estabiliza formando ligações intramoleculares com pontes de hidrogênio.

Figura 3.2 Exemplo de uma estrutura do tipo hélice-alfa.

- b) Folha-beta: as cadeias de peptídeos se unem formando filas paralelas que se estabilizam de maneira intermolecular mediante pontes de hidrogênio.

Figura 3.3 Exemplo de uma estrutura do tipo folha-beta.

- Estrutura terciária: é a estrutura da maioria das proteínas globulares, aparece a partir das hélices, que voltam a enrolar-se. É uma estrutura tridimensional completa que forma-se a partir das forças de atração ou repulsão eletrostática, das pontes de hidrogênio, das forças de Van der Waals e das pontes dissulfeto existentes entre os resíduos de aminoácidos que formam as cadeias.

Figura 3.4 Exemplo de estrutura terciária de uma proteína.

- Estrutura quaternária: são estruturas de caráter oligomérico, que estão compostas por várias moléculas separadas, mas entrelaçadas em estrutura terciária. Se aplica somente a proteínas constituídas por duas ou mais cadeias polipeptídicas e se refere a disposição espacial dessas cadeias e as ligações que se estabelecem entre elas – pontes de hidrogênio, atrações eletrostáticas, interações hidrofóbicas, pontes dissulfeto entre cisteínas de cadeias diferentes. Um exemplo deste tipo de estrutura é a hemoglobina que é composta por quatro subunidades semelhantes à mioglobina.

 

Saiba mais em:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfb5QAJ/estrutura-proteinas

Resposta:

São quatro estruturas:

- Primaria: é o numero e a identidade dos aminoácinos. Apresenta ramificações para permitir formação de estruturas lineares.

- Secundária: disposição espacial regular em formato de hélices, feita por pontes de hidrogênio. As hélices podem ser hélice-alpha ou folha-beta

- Terciária: é tridimensional, as hélices voltam a se enrolar por forças de atrção e repulsão eletrostática

- Quaternária: feita por moéculas separadas, mas enroladas como a estrutura terciária. Se aplica apenas para proteínas com duas ou mais cadeias polipeptídicas 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais