Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA 5 - OBJETIVA G2

1. O assunto desta questão é ética. Assinale as duas alternativas FALSAS.

 
     a.( ) Temos um exemplo de “ética descritiva” no mandamento que ordena honrar pai e mãe, já que tal obrigação só existe se os pais efetivamente criaram os filhos e lhes deram sustento e condições de serem adultos independentes e socialmente responsáveis.

 

     b.( ) Por outro lado, um exemplo de “ética normativa” encontramos no mandamento que proíbe matar outro ser humano, pois esta norma nos obriga independente do que as pessoas pensam ou fazem ou do que realmente acontece em uma sociedade histórica qualquer.

 

     c.( ) Considerando a distinção entre ética (que se ocupa de princípios) e moral (que se ocupa de ações) podemos dizer que um exemplo de moral cristã está na famosa frase de Jesus Cristo: “amarás a teu próximo como a ti mesmo”.

 

     d.( ) Da mesma forma, ainda com base na distinção entre ética e moral, podemos afirmar que um exemplo de ética budista se encontra no que Sidharta Gautama chamou de terceira nobre verdade: “o sofrimento cessa quando o desejo cessa”.

 

     e.( ) A ética descritiva e a ética normativa podem ser identificadas como dois modos distintos de percepção da ética, cada uma com pressupostos teóricos diferentes

 


2

2. Ainda falando sobre ética podemos dizer que: 1) A consciência desempenha um papel importante no sentido de coibir ou incentivar a tomada de determinada decisão a partir de algum valor.  2) Relativizando o conceito, consciência é a capacidade que temos de reagir ao certo ou ao errado a partir daquilo que é o nosso mais alto valor. 3) Quando falamos neste assunto surge um problema que nos intriga: de onde vem a consciência? 4) Não existe uma resposta exata para a pergunta, mas pelo menos três possibilidades se abrem: a primeira é que a consciência é inata ao ser humano. A segunda afirma que ela é imposta pelo ambiente externo, moldando o ser humano. E a última afirma que a consciência é inata ao ser humano, apesar da influência externa.

Peso: 1.0

 

    a.( ) Apenas o enunciado 1 é verdadeiro.

 

    b.( ) Os enunciados 2 e 3 são verdadeiros, e os enunciados 1 e 4 são falsos.

 

    c.( ) Os enunciados 1 e 2 são verdadeiros e os enunciados 3 e 4 são falsos.

 

    d.( ) Todos os enunciados são verdadeiros.

 

    e.( ) Todos os enunciados são falsos.

 


3

3. Analise as afirmativas abaixo e depois assinale as alternativas que são FALSAS nos seus enunciados.

Peso: 1.0

 

     a)( ) A culpa subjetiva faz surgir, de forma íntima e individualizada, sentimentos de vergonha, pesar, remorso e autocondenação diante de transgressões que a pessoa comete e das quais se torna consciente.

 

     b)( ) De um modo geral, quando se fala em culpa, prevalece a conotação positiva da mesma, por ser ela, reconhecidamente, geradora de comportamentos compensatórios, como, por exemplo, quando pessoas ricas fazem doações para aliviar o sofrimento de vítimas de enchentes.

 

     c)( ) A saúde mental plena é atingida quando se supera qualquer tipo de culpa, objetiva ou subjetiva, o que permite que examinemos sem sentimentalismo nossas próprias ações e as dos outros, possibilitando assim a construção de uma sociedade mais livre e menos traumatizada.

 

     d)( ) Refletir sobre nossas ações erradas, restituir nossas faltas perante os outros e até mesmo evitar que cometamos atos ilícitos que prejudiquem a nós próprios e a terceiros podem ser consideradas funções positivas da culpa.

 

     e)( ) Por outro lado, quando o sentimento de culpa é utilizado por alguma religião como forma de controlar e de dominar os fiéis para que se submetam às vontades dos sacerdotes, temos um claro exemplo histórico de função negativa da culpa.

 


4

4. Questão associativa. Leia as sentenças e relacione com a teoria que melhor se adequa a elas:

Peso: 1.0

 

1    1. teoria do relativismo cultural

 

2    2 . teoria do relativismo objetivo

 

3    3. teoria da escolha racional

 

    a.( ) Antes de agir, devemos levar em consideração as vantagens e desvantagens de nossos atos, conforme as circunstâncias e os diversos fatores envolvidos, para que a decisão seja fruto de deliberação, e não apenas de sentimentos pessoais ou de regras culturais ou mesmo universais.

 

    b.( ) Queimar mulheres que se consideram feiticeiras é errado e condenável na sociedade liberal contemporânea, mas não era assim na Idade Média, quando se acreditava que tais mulheres realmente possuíam poderes malignos que poderiam usar contra outras pessoas

 

    c.( ) Os missionários cristãos se equivocaram ao criticar e condenar o comportamento e a moral sexual dos indígenas brasileiros, pois estavam julgando com base em sua própria cultura e, assim, desconsiderando uma cultura alheia tão válida quanto a deles.

 

    d.( ) A punição física de uma criança, inclusive com palmadas e isolamento, deve ser condenada somente se feita com sentimentos de raiva e rancor. Se for com o propósito de disciplinar e construir o caráter da criança, tal punição é correta, pois provém do amor.

 

    e.( ) O critério para diferenciar ações boas e ações más não se encontra em princípios ou regras gerais (como os Dez Mandamentos, por exemplo), mas no sentimento correto, a saber, a postura amorosa em relação a si e aos outros.

 


5

5. (Questão associativa) Leia com atenção os conceitos abaixo e relacione-os com suas respectivas características.

Peso: 1.0

 

1    (1)Culpa subjetiva

 

2    (2)Culpa antecipatória

 

3    (3)Origem da culpa

 

4    (4)Culpa objetiva

 

5    (5)Conseqüências da culpa

 

    a)( ) Implica em duas visões complementares, uma que advém da consciência e outra a partir de normas e regras sociais impostas aos indivíduo.

 

    b)( ) Sentir-se culpado por algo que fez ou deixou de fazer, mesmo que tal ação seja considerada socialmente correta, como repreender um filho que foi malcriado.

 

    c)( ) Abalo emocional, preocupação, angústia, sintomas neuróticos, doenças de caráter psicossomático, como depressão, úlceras, gastrites, impotência, etc.

 

    d)( ) Está ligada ao pensar antes de agir, atuando positivamente na vida de um indivíduo, no sentido de que pode preveni-lo de cometer atos ilícitos ou prejudiciais a si e aos outros

 

    e)( ) Existe independente do indivíduo sentir-se culpado. Está ligada ao rompimento ou quebra de uma regra, lei ou norma.

 


6

6. Leia e analise as sentenças abaixo e assinale as 3 (três) que explicam corretamente a relação entre fé e saúde, ou religião e ciência.

Peso: 1.0

 

     a.( ) o tema da relação entre fé e ciência é uma invencionice estratégica de grupos religiosos fundamentalistas que têm, como única finalidade, confundir os fiéis, tornando-os reféns de modelos de cura alternativos, cobrados a “peso de ouro”, tornando-se concorrente direta da medicina tradicional

 

     b.( ) a fé e a religiosidade são fatores que ajudam para que as pessoas tenham melhores condições de saúde, visto que apresentam em geral uma boa autoestima e fornecem significado para a vida, fatores que auxiliam na prevenção de várias doenças

 

     c.( ) A relação entre fé e saúde é uma discussão dos tempos modernos. A partir de uma análise histórica e antropológica, percebe-se que as doenças e curas nunca tiveram nada a ver com a religião ou espiritualidade, sempre havendo no passado uma clara linha divisória entre ambas.

 

     d.( ) A crença de que certas doenças são causadas pela presença de um espírito demoníaco no corpo da pessoa (explicação chamada de possessão demoníaca) não tem nenhuma relação com os textos bíblicos, que nada mencionam sobre o assunto

 

     e.( ) religião e ciência não estão necessariamente em oposição, e podem na verdade auxiliar-se mutuamente, ampliando nossa compreensão da complexidade dos fenômenos humanos ao apresentarem perspectivas complementares sobre a natureza humana

 


7

7.   Do conjunto de frases que se seguem, assinale a alternativa que melhor corresponde a ética cristã.

 

1. Ao cristão não cabe ser egoísta, pensando apenas em si, e muito menos negar-se enquanto ser humano, pensando apenas nos outros. Estimulado pelo amor de Deus, recebido por puro favor, o cristão cuidará tanto de si quanto dos outros.  2. Ao cristão é dado o direito de sonegar seus impostos quando entender que os governantes não cumprem as suas responsabilidades com todos os cidadãos.  3. O ciúme faz parte do amor no casamento, pois revela que uma pessoa preocupa-se com o bem-estar da outra.  4. Os cristãos, por princípio, enquadram-se no grupo que é contrário à aplicação da pena de morte, defendendo mecanismos alternativos e diferentes para penalizar os criminosos.

 

Peso: 1.0

 

    a.( ) Apenas as afirmações 1, 3 e 4 estão corretas

 

    b.( ) Apenas as afirmações 1 e 4 estão corretas

 

    c.( ) Apenas as afirmações 3 e 4 estão incorretas

 

    d.( ) Apenas as informações 2 e 3 estão corretas

 

    e.( ) Todas as afirmações estão corretas

 


8

8. Leia atentamente as sentenças que seguem, e depois assinale a alternativa que melhor corresponde ao conjunto de afirmações.

 

I- A condição de ser livre, ou seja, do exercício pleno da liberdade ética, não supõe necessariamente que a pessoa tenha possibilidade de escolhas pessoais, mas apenas que esteja contente com a situação na qual se encontra, tornando o conceito de liberdade um sinônimo da teoria hedonista.

II- Um indivíduo que passa a se guiar pela teoria do universalismo ético (ou absolutista), diante de uma regra moral como “cumpra tuas promessas”, irá observá-la em todas as situações que lhe forem vantajosas, porém nas outras, que lhe forem prejudiciais, deixará de fazê-lo.

III- Quando vemos um gestor de recursos humanos trazer numa reunião dados de uma enquete, mostrando que jovens executivos não consideram errado tratar mal subordinados se isto favorecer sua própria carreira, temos aí uma afirmação que se classifica como exemplo de ética normativa.

IV- Uma diferença importante entre uma teoria emotiva e uma teoria do relativismo cultural, no que respeita aos valores, está em que a primeira (emotiva) coloca ênfase na coletividade, enquanto que a segunda põe ênfase no indivíduo.

 

Peso: 1.0

 

    a)( ) As afirmações I e IV são as únicas verdadeiras.

 

    b)( ) Somente a afirmação II é falsa.

 

    c)( ) As afirmações III e IV são as únicas verdadeiras.

 

    d)( ) As afirmações I e II são as únicas falsas.

 

    e)( ) Todas as afirmações são falsas.

 


9

9.  A questão trata da ÉTICA SOCIAL CRISTÃ APLICADA. Leia com atenção os enunciados abaixo e assinale a opção que representa o conjunto correto das afirmações.

 

1) Aquele que é capaz de amar a si próprio é capaz de amar os outros; aquele que aprendeu a superar o desprezo por si próprio superou o seu desprezo pelos outros. 2) todos os seres humanos bons devem ser respeitados como pessoas e o nosso próximo é toda aquela pessoa que elegemos como amiga; 3) é possível afirmar que a crueldade para com os outros é sempre também crueldade para com nós próprios. 4) Na ótica cristã, o ser humano não é capaz de um grande amor, clemente e divino, por conta própria, necessitando do encontro com Deus para isso. 5) O cristianismo não se opõe de forma alguma às pesquisas que respeitam a vida humana e que desenvolvem práticas de defesa da vida.

 

Peso: 1.0

 

    a)( ) As afirmações 1 e 2 são verdadeiras e as afirmações 3, 4 e 5 são falsas.

 

    b)( ) Somente a afirmação 4 é falsa.

 

    c)( ) Somente a afirmação 2 é falsa.

 

    d)( ) As afirmações 1, 3 e 5 são verdadeiras enquanto que a 2 e a 4 são falsas.

 

    e)( ) Todas as afirmações são verdadeiras.

 


10

10. Analise as afirmativas abaixo e depois assinale a ÚNICA alternativa que possui um enunciado CORRETO.

Peso: 1.0

 

    a)( ) A Bioética é uma preocupação exclusiva do mundo médico-científico, não sendo assunto para ser discutido do ponto de vista ético-religioso. Seu pressuposto básico é o de que “o fim justifica os meios”, mesmo que estes meios não sejam éticos.

 

    b)( ) Temas como eutanásia, aborto, clonagem, “mães de aluguel” se inserem no campo da Bioética. São temas polêmicos que não encontram unanimidade nem em nível de discussão ética, nem tampouco em nível de legislação civil.

 

    c)( ) A ética cristã posiciona-se de forma muito aberta com relação ao aborto e à eutanásia, por acreditar que Deus dá o livre-arbítrio ao cristão, que pode dispor de sua vida e da vida do outro como melhor lhe aprouver.

 

    d)( ) É possível afirmar que o Cristianismo, adepto da famosa Lei de Talião, que defende “o olho por olho, dente por dente”, geraria um melhor ambiente social, pelo medo que as pessoas teriam da retaliação e da vingança, critério ensinado pela justiça divina.

 

    e)( ) A ética naturalista é terminantemente contrária à práticas de aborto, eutanásia e pena de morte, por afirmar que os doentes, fracos e inválidos também têm todo o direito de viver com qualidade de vida, mesmo que onerem ao Estado.

 

💡 16 Respostas

User badge image

Bruno Pinheiro Brazil

Nossa.. Vocês tem certeza que a 2 a resposta é c? Não tem nada vê.. a resposta é d.. tá no texto é só copiar e colar.. gente..

3
Dislike0
User badge image

lucas

Boa tarde pessoal,

Dei uma olhada rápida e respondi da seguinte maneira.

1 - C,D

2 - C

3 - B?,D,E

4 - 3;1;1;2;2

5 - 3;4;5;2;1

6 - B;D;E

7 - B

8 - A

9 - D

10 - B

 

Ainda não enviei minhas respostas, então seria bom alguem fazer também e verificarmos se as respostas estão de acordo.

2
Dislike0
User badge image

jessicamarins.direito@gmail.com

Gente quais as respostas?

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais