Buscar

É obrigado propor ação nos Juizados Especiais Cíveis Estaduais quando o valor da causa não ultrapassar 40 salários mínimos?

💡 2 Respostas

User badge image

Gildeone Zolondek

De acordo com a lei nº 9.099/95, o exercício do direito de ação nos Juizados Especiais Cíveis, em ações onde o valor da causa não ultrapassar 40 salários mínimos, é FACULTATIVO para a parte autora, que, se assim escolher, aceitará expressamente os limites processuais da citada lei, como, por exemplo: a inexistência de prova pericial e de citação por edital; via de regra, a impossibilidade de representação por procuração e todos os instrumentos processuais existentes somente na Justiça Comum. 

1
Dislike0
User badge image

Bruno Campos Freitas

Não, o ingresso nos Juizados Especiais Estaduais, para causas com valores de ATÉ 40 salários mínimos é facultativo. O autor poderá ingressar na Justiça Comum, se assim lhe convir, contudo há de se ressaltar que existem diferenças técnicas no andamento processual das duas vias de justiça.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais