Buscar

Quais são as etapas que compõem um programa de desenvolvimento de equipe?

💡 3 Respostas

User badge image

Keren Siqueira

Fase de Formação da Equipe
Nesta fase, as pessoas possuem diferentes idéias sobre um objetivo ou da razão da existência da equipe. Geralmente elas não desenvolvem um senso de propósito, por haver a tendência de se expressarem de forma cuidadosa, por não ter uma relação de confiança.
Elas tendem a focar em um líder formal que estabeleça suas direções. E no inicio da formação da equipe, não se tem procedimentos para trabalhar-se em conjunto, pois ainda não foram explorados os talentos e habilidades dos diversos estilos de trabalho.
Os indivíduos podem até serem flexíveis, mas não há flexibilidade no grupo, bem como não há grande aprendizado ou experiência em grupo, somente as competências individuais.

Fase de Turbulência
Aqui os conflitos evidenciam-se por conta da necessidade de definição dos objetivos e liderança da equipe. Apesar de a comunicação tornar-se mais ampla, ainda há um certo desconforto. Pois é natural que as pessoas priorizem suas necessidades individuais, o que pode gerar, conseqüentemente o pessimismo sobre o time ideal. A solução de conflitos de forma clara, nesta fase é substancial.

Fase de Normatização
Já nesta fase, a visão dos membros da equipe começa a ser compartilhada com o fim de definir-se as metas e objetivos, diminuindo, assim, a desconfiança e aflorando a liderança dos participantes. O que provoca a eminência de encontro de procedimentos para atingir a eficiência.
Agora já se possui a consciência das diferenças de talentos e habilidades individuais, o que não torna o time totalmente flexível, o que resulta ainda em lentidão para as respostas, pois ainda não há muita experiência compartilhada da qual pode-se tirar proveito, pelo fato de que o time está, ainda, em formação, dando seus primeiros sinais de sinergia.

Fase de Plenitude
Após um rápida sinal de estabilidades os membros do time começam a consolidar seu senso de propósito, pois a comunicação já está devidamente integralizada com um nível relativamente alto de confiança.
Na fase de plenitude o time já conta com um plano eficaz de trabalho com alto grau de flexibilidade e adaptabilidade, juntamente com aprendizagem em evolução contínua, somente ainda presos ao paradigma tradicional; o que não interfere na produtividade e na sinergia da equipe.

Fase de Dissolução da Equipe
Com o passar do tempo, alguns membros do time tendem a perder o senso de propósito da equipe e a comunicação, por vezes, torna-se confusa, somada a perda de confiança o que desencadeia baixa na eficácia e comunicação. Resultando á mudanças sem alterações de paradigmas, perda de produtividade, o que pode ser produto do ambiente empresarial.

Fase de Transformação da Equipe
Por encontrar-se em um período de adversidades, o time inicia a redefinição de seu propósito, contando, ainda, com a comunicação e confiança em altos níveis.
A liderança já é compartilhada por todos, o que inicia a tramitação de novos procedimentos de trabalho, com as habilidades e estilos individuais em ascensão, o que propicia a adaptabilidade e a geração de respostas rápidas e positivas frente as mudanças necessárias.
Os membros estão em constante melhoria e aprendizado, em busca de quebras de paradigmas, transformando-se em um time criativo, produtivo e questionador.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Administração de Recursos Humanos.
A Administração consiste numa área responsável pelo estudo e análise de técnicas e processos para - como o próprio nome sugere - administrar. Trata-se de uma área muito ampla, contemplando desde a administração de negócios até a gestão de pessoas e recursos com o intuito de atingir metas previamente estabelecidas.

Em especial, a Administração de Recursos Humanos, também chamada de Gestão de Pessoas, compreende um conjunto de métodos e técnicas com o objetivo de gerir comportamentos internos da empresa a fim de potencializar os recursos humanos de uma organização fazendo com que os mesmos apresentem um crescimento pessoal e que sejam direcionados para o cumprimento das metas da empresa.


Nesse contexto, de acordo com o psicólogo Bruce Tuckman, o programa de desenvolvimento de equipe é composto por cinco estágios. São eles:

  1. Formar;

2. Desordenar;

  • Normatizar;
  • 4. Performar;

    5. Adiar.

    0
    Dislike0

    Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

    Esse e outros conteúdos desbloqueados

    16 milhões de materiais de várias disciplinas

    Impressão de materiais

    Agora você pode testar o

    Passei Direto grátis

    Você também pode ser Premium ajudando estudantes

    ✏️ Responder

    SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

    Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

    User badge image

    Outros materiais