Buscar

Qual o papel do oxigênio na fosforilação oxidativa ?

💡 3 Respostas

User badge image

Everton Rodolfo

a chamada fosforilação oxidativa é uma das etapas metabólicas da respiração celular. Acontece apenas na presença de oxigênio, portanto seres aeróbicos, que é necessário para oxidarmoléculas intermediárias, ou seja, levar oxigênio para, e participar de reações para formação da molécula ATP, responsável pela produção de energia. Acontece que ao longo do processo metabólico, as coenzimas participantes precisam ser frequentemente oxigenadas, e de vez enquanto a energia produzida por esse processo ser gradativamente liberada, até que mais tarde todo oxigênio dissolvido em hidrogênio formam-se água.
3
Dislike0
User badge image

Larissa de Góes

Obrigada!!
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A Fosforilação Oxidativa, também conhecida como OXPHOS, refere-se às reações redox envolvendo o fluxo de elétrons ao longo de uma série de proteínas ligadas à membrana, juntamente com a geração de trifosfato de adenosina (ATP). A fosforilação oxidativa é o quarto e último passo na respiração celular . Enquanto a respiração pode ser representada como a simples "combustão" de carboidratos para formar dióxido de carbono e água, a célula não pode se dar ao luxo de liberar toda a energia química armazenada nos carboidratos em uma única etapa, pois danificaria irreversivelmente o equilíbrio intrínseco e a homeostase do organismo. organismo.

Em vez disso, os nutrientes são primeiro digeridos e assimilados. Eles sofrem metabolismo no citoplasma e seus produtos finais são transportados para as mitocôndrias, para participar do ciclo do Kreb, também conhecido como ciclo do ácido cítrico. Aqui, a energia química nas moléculas orgânicas é liberada gradualmente, através da oxidação gradual do gás carbônico. O processo também gera um número de elétrons de alta energia, que são aproveitados por moléculas especiais chamadas de transportadores de elétrons.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais