Buscar

quais são as outras formas que podemos diagnosticar uma infecção viral ?

💡 4 Respostas

User badge image

Marcos Antonio D'Queiroz Junior

Uma das maneiras para se detectar e confirmar uma infecção viral, é após a abordagem clínica o pedido de um hemograma ou PCR. O PCR irá nos mostrar se o vírus do qual suspeitamos está presente na amostra.

1
Dislike0
User badge image

Fabricio Kellner

Solicitar um exame complementar, como Hemograma, juntamente com o Exame Clinico, é uma forma de identificar e até diagnósticar uma infecção viral, contudo é necessário ter conhecimento para a leitura deste exame, a partir dos dados informados, para não cometer possiveis erros.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

 

__________________________________________________________________________

Um vírus é um pequeno organismo infeccioso - muito menor que um fungo ou bactéria - que invade uma célula viva para se reproduzir (replicar). O vírus se liga a uma célula (chamada de célula hospedeira), entra na célula e libera seu DNA ou RNA dentro da célula. O DNA ou RNA do vírus é o material genético que contém as informações necessárias para fazer cópias (replicar) do vírus. O material genético do vírus controla a célula e força-a a replicar o vírus. A célula infectada geralmente morre porque o vírus impede que ela execute suas funções normais. Quando morre, a célula libera novos vírus, que infectam outras células.

__________________________________________________________________________

Infecções virais comuns (como sarampo, rubéola ou varicela) podem ser diagnosticadas com base nos sintomas.

Para infecções que ocorrem em epidemias (como a gripe), a presença de outros casos semelhantes pode ajudar os médicos a identificar uma infecção específica.

Para outras infecções, exames de sangue e culturas (o crescimento de microrganismos no laboratório a partir de amostras de sangue, fluido corporal ou outro material retirado de uma área infectada) pode ser feito. Técnicas de reação em cadeia da polimerase (PCR) podem ser usadas para fazer muitas cópias do material genético viral. As técnicas de PCR facilitam a identificação rápida e precisa do vírus pelos médicos. O sangue também pode ser testado para antígenos, que são proteínas ou vírus que desencadeiam a defesa do corpo. O sangue também pode ser testado quanto a anticorpos contra vírus. (Anticorpos são proteínas produzidas pelo sistema imunológico para ajudar a defender o corpo contra um ataque em particular.) Os testes geralmente são feitos rapidamente, especialmente quando a infecção é uma séria ameaça à saúde pública ou quando os sintomas são graves.

__________________________________________________________________________

Fonte: https://www.msdmanuals.com/home/infections/overview-of-viral-infections/overview-of-viral-infections

(acessado em 24/09/18)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais