Buscar

como era o direito colonial no brasil

💡 5 Respostas

User badge image

Ana Caroline Souzalima

Diferentemente do que ocorreu com o direito dos povos antigos, sendo esta obra da evolução gradual e milenar de uma experiência grupal, no Brasil o surgimento foi de forma imposta, na qual formou as bases culturais e jurídicas do período colonial. Brancos, negros e índios constituíram a base da cultura em geral e do direito. Mas a imposição da cultura portuguesa sobre a dos negros e dos índios nunca deixou de acontecer.

No que diz respeito aos índios, estes tiveram uma importância razoável na formação da cultura, diferentemente do direito. Estes nativos foram tratados como simples objetos e não como sujeitos do direito

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Apesar do Brasil ter sido conquistado por Portugal em 1500, é após 32 anos que se dá início a exploração do Brasil, e para que isso fosse possível, o governo português passa a construir legislações afim de melhorar a administração dessa exploração, ou seja, esse nascimento do direito no Brasil Colônia não tinha princípios humanitários ou justos, e nem era discutido, foram leis impostas para atender o objetivo de Portugal, que era o enriquecimento rápido através da exploração de recursos naturais.

Essas leis eram de força nacional, centralizavam o poder e o direito de exploração dos portugueses, não havia uma divisão das atribuições, podemos entender que os donos de capitanias hereditárias, tinham o direito de julgar, legislar e acusar.

Os colonos que recebiam o benefício de exploração de parte do território brasileiro, tinham deveres e privilégios para com a coroa portuguesa, esses eram estabelecidos através da carta de foral, palavra de origem latina que significa fórum, que usamos até hoje para denominar o edifício em que funcionam os tribunais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais