Buscar

5- Os postos de serviços dos assistentes sociais concentram-se

5-

Os postos de serviços dos assistentes sociais concentram-se


Alternativas:

  • a)

    Primeiramente nos órgãos públicos e segundo nas organizações não governamentais;

  • b)

    Grande maioria nas organizações privadas;

  • c)

    Órgãos públicos em primeiro lugar e segundo na iniciativa privada;

  • d)

    Os assistentes sociais trabalham apenas em órgãos públicos;

💡 1 Resposta

User badge image

Lia Santos

FONTE: http://www.unesp.br/guia/servico_social.php

Serviço Social

Compromisso de criar e colocar em ação políticas de assistência à população

 

Pautado sobre a ética e o compromisso de assistir as camadas mais pobres, o profissional de Serviço Social deve estar preparado para contribuir na formulação e implementação de políticas sociais públicas e para atuar diretamente no processo de organização e mobilização da sociedade civil, empenhando-se pela efetivação dos direitos sociais e o desenvolvimento da cidadania.

O mercado de trabalho do assistente social concentra-se, sobretudo, nas áreas da saúde, da assistência social propriamente dita e da previdência, nas quais o profissional desenvolve sua atuação por meio de atendimentos individualizados e familiares, trabalhos grupais e comunitários, visitas domiciliares e institucionais.

A assistência social é um direito de todo cidadão e dever do Estado, garantido na Constituição Federal e regulamentado na Lei Orgânica de Assistência Social, sancionada em 1993. O exercício da profissão é fiscalizado pelo Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, em nível nacional, e pelos Conselhos Regionais de Serviço Social – CRESS, em nível regional.

A área de saúde é a maior empregadora de assistentes sociais no País, tanto nas unidades básicas de saúde e nos ambulatórios de especialidades quanto nos hospitais. O assistente social pode atuar também nas seguintes áreas: educação (escolas e creches), habitação, judiciária (varas de Justiça da criança e da família, de execuções penais e promotorias públicas), sistema penitenciário, recursos humanos, assessoria gerencial e gestão e controle das políticas sociais, por meio dos conselhos de saúde, de assistência social (municipal, estadual e federal), dos conselhos tutelares e conselhos de direitos. O profissional vai lidar com crianças, adolescentes, jovens, idosos, famílias, pessoas portadoras de necessidades especiais e grupos específicos, como mulheres, negros, migrantes e sem-terra.

A maioria dos assistentes sociais é contratada pelo setor público estadual e municipal, mediante a realização de concursos ou processos seletivos, mas também podem atuar em ONGs. Existe também, hoje, uma quantidade significativa de profissionais que seguem a carreira da docência, devido, principalmente, ao aumento do número de faculdades de Serviço Social em todo o País, especialmente no Estado de São Paulo.

 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais