Buscar

suícidio é crime?

segundo o cp suicidio não é crime, mas segundo outros códigos é?

💡 7 Respostas

User badge image

ana moura de oliveira

Suicidio não é crime, até mesmo porque a morte impede a punibilidade. A tentativa de suicidio também não é punida pois não ofende nem lesiona os outros e não agride a paz social (geral). Já o induzimento ao suicidio, a instigação ou até mesmo a ajuda ao suicidio são punidos como crime hediondo. (Art. 122 do CP).   :)

5
Dislike0
User badge image

Carminha Carvalho

O suicídio não é considerado crime. Para caracterizar o crime, o agente deverá ofender o bem jurídico de outra pessoa, só então o mesmo será punido. O indivíduo que tenta qualquer coisa contra a própria vida é passivo de tratamento e não de uma sanção penal. Agora o induzimento, o auxílio e a instigação ao suicídio são sim considerados crime, porque, nesses casos, tem-se um terceiro praticando atos que levam o outro a atentar contra a própria vida.   

3
Dislike0
User badge image

Paulo Augusto

Homicídio é crime sim! E independe do quesito punibilidade, a teoria bifásica (bipartida) do Direito Penal especifica o crime como um fato típico e antijurídico, portanto independentemente do agente ser culpável (culpabilidade) ou punível (punibilidade), o suicídio é sim considerado crime, pois a vida é bem jurídico indisponível.

Ainda que fosse adotado o critério trifásico (tripartida) do Direito Penal, mesmo assim a punibilidade seria descartada, pois o crime é considerado, nesta teoria, como um fato típico, antijuríco e culpável, também, a exemplo da primeira teoria excluindo-se a punibilidade.

2
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais