Buscar

O que é uma PALAVRA em relação aos critérios linguísticos?

💡 3 Respostas

User badge image

Jéssica Araújo

A palavra seria o signo. Para Fernand Saussure, signo linguístico é a união do significado e significante. Ambos são inseparáveis, um não existe sem o outro. Podemos comparar o significado e o significante a uma moeda de duas faces. Sendo assim, significado é o conceito e parte corpórea do signo. Já o significante é a imagem acústica do significado. Vou usar o exemplo que muita gente usa, rs. Quando eu digo pra você o signo "casa", vem em dia mente a ideia de abrigo, lugar pra comer, estudar e infinitas coisas. Essas ideias representam o SIGNIFICANTE.
2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

Como ciência, a Linguística utiliza-se da análise de critérios que contribuem para uma definição satisfatória das unidades básicas de seu campo de estudo. Assim, são usados os seguintes critérios: semântico, fonológico e sintático. Vamos analisar detalhadamente a seguir quais desses critérios contribuem ou não para a constituição do conceito de palavra.


⇒ Critério fonológico

A Fonologia trata-se da ciência que se ocupa dos sons da língua, ou seja, do estudo dos fonemas como unidades discretas, distintivas e funcionais. A utilização desse critério para estabelecer o conceito de palavra foi uma tentativa frustrada para muitos linguistas, que tentaram definir um padrão fonológico capaz de determinar, em qualquer língua, qual sequência de sons poderia ser categorizada como uma palavra. A diversidade de sons que podem ser emitidos por diferentes pronúncias de uma palavra e, portanto, a diversidade de significados que ela pode assumir pelas escolhas feitas pelos falantes não pode ser padronizada por uma avaliação tão restrita quanto a proposta por esse critério.

Assim, concluímos que o critério fonológico também não contribui muito para a definição de palavra.

⇒ Critério sintático

Recordando que a Sintaxe é a parte da Gramática que estuda o modo como as palavras são combinadas na composição das sentenças, podemos analisar como esse critério pode auxiliar-nos na construção da definição de palavra. Para tanto, dois requisitos são essenciais e precisam ser atendidos simultaneamente ao analisar e julgar se uma sequência de sons é uma palavra. São eles:

1) quando puder ser usada como resposta mínima a uma pergunta; e se

2) puder ser usada em várias posições sintáticas.


Assim, embora algumas sequências de sons sejam definidas pela gramática tradicional como palavras (como os pronomes pessoais oblíquos átonos, conjunções, preposições, etc.), elas não recebem a mesma classificação linguística porque não podem ocorrer isoladamente em uma frase e, ao mesmo tempo, ocupar diferentes funções sintáticas em outras frases. Dessa forma, observamos que a palavra deve atender aos requisitos 1 e 2, não um ou outro.


Finalmente, concluímos que a Linguística define palavra como uma unidade que pode ser usada como resposta mínima e ocupar várias posições sintáticas em uma frase.

Fonte: https://portugues.uol.com.br/redacao/definicao-palavra-linguistica.html

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Como ciência, a Linguística utiliza-se da análise de critérios que contribuem para uma definição satisfatória das unidades básicas de seu campo de estudo. Assim, são usados os seguintes critérios: semântico, fonológico e sintático. Vamos analisar detalhadamente a seguir quais desses critérios contribuem ou não para a constituição do conceito de palavra.


⇒ Critério fonológico

A Fonologia trata-se da ciência que se ocupa dos sons da língua, ou seja, do estudo dos fonemas como unidades discretas, distintivas e funcionais. A utilização desse critério para estabelecer o conceito de palavra foi uma tentativa frustrada para muitos linguistas, que tentaram definir um padrão fonológico capaz de determinar, em qualquer língua, qual sequência de sons poderia ser categorizada como uma palavra. A diversidade de sons que podem ser emitidos por diferentes pronúncias de uma palavra e, portanto, a diversidade de significados que ela pode assumir pelas escolhas feitas pelos falantes não pode ser padronizada por uma avaliação tão restrita quanto a proposta por esse critério.

Assim, concluímos que o critério fonológico também não contribui muito para a definição de palavra.

⇒ Critério sintático

Recordando que a Sintaxe é a parte da Gramática que estuda o modo como as palavras são combinadas na composição das sentenças, podemos analisar como esse critério pode auxiliar-nos na construção da definição de palavra. Para tanto, dois requisitos são essenciais e precisam ser atendidos simultaneamente ao analisar e julgar se uma sequência de sons é uma palavra. São eles:

1) quando puder ser usada como resposta mínima a uma pergunta; e se

2) puder ser usada em várias posições sintáticas.

Assim, embora algumas sequências de sons sejam definidas pela gramática tradicional como palavras (como os pronomes pessoais oblíquos átonos, conjunções, preposições, etc.), elas não recebem a mesma classificação linguística porque não podem ocorrer isoladamente em uma frase e, ao mesmo tempo, ocupar diferentes funções sintáticas em outras frases. Dessa forma, observamos que a palavra deve atender aos requisitos 1 e 2, não um ou outro.


Finalmente, concluímos que a Linguística define palavra como uma unidade que pode ser usada como resposta mínima e ocupar várias posições sintáticas em uma frase.


Fonte: https://portugues.uol.com.br/redacao/definicao-palavra-linguistica.html

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais