Buscar

DIREITO PRIMITIVO - DIREITO CIVIL

O QUE É DIREITO PRIMITIVO NO DIREITO CIVIL???

💡 1 Resposta

User badge image

Jéssica Piovesan

Na era primitiva surgiram os primeiros resquícios de uma constituição dada pela coletividade humana, as quais eram geralmente ágrafas, regidas por costumes (convicções religiosas), e no seio delas começaram a ser lançadas as primeiras sementes. Essas comunidades se baseavam no costume, não havia constituições escritas.  Não haviam instituições, normas, governos, todavia existia a comunidade cujos membros interagiam entre si no ajuntamento, no acomodamento, na caça, na defesa, na ajuda mutua em momentos de temor entre fenômenos naturais de proporções perigosas e ameaçantes e de animais ferozes.

Porém existiam referências antigas, que a doutrina majoritária, costuma citar como exemplo os Hebreus que são considerados os precursores do constitucionalismo. Eles de forma costumeira desenvolveram a noção de que os poderes dos governantes estariam limitados pelos chamados poderes do “senhor”, e os profetas deveriam dar esses limites.

Vê-se a fundamentação em revelações divinas e sagradas, no período anterior às legislações escritas e os códigos formais. A transmissão das práticas primárias de controle era feita oralmente. O medo de uma vingança divina, pelo desrespeito aos seus ditames, fez com que o direito passasse a ser respeitado religiosamente. Portanto, as sanções legais estavam profundamente associadas às sanções rituais.

Também via-se que as “eleições” para chefe da tribo, ou bando eram feitas por brigas. O vencedor seria o líder, o mais forte ou o mais velho eram quem ditavam as regras em sociedade. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais