Buscar

o que é facilitacao neuromuscular proprioceptiva

💡 5 Respostas

User badge image

Amanda Valejo

O método Kabat é mais do que uma técnica. É uma filosofia de tratamento e a base desta filosofia está no conceito de que todo ser humano, incluindo aqueles portadores de deficiência, tem um potencial ainda não explorado. 

Facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é um método que promove e acelera a resposta dos mecanismos neuromusculares através da estimulação dos receptores do sistema nervoso. Baseia-se na utilização de movimentos e posturas com fins terapêuticos e procura entender o movimento e a postura normal para realizar a aprendizagem ou reaprendizagem quando estes movimentos ou postura estão alterados. 

Foi desenvolvida por Herman Kabat e seu trabalho foi continuado e expandido por Margaret Knott. Herman Kabat estava interessado no tratamento de pacientes com “paralisia”, e enfatizava a importância da excitação central. A força de contração muscular é diretamente proporcional ao número de unidades motoras ativadas, as quais obedecem à lei do “tudo ou nada”. O funcionamento destas é dependente do grau de excitação dos motoneurônios. Logo, o principal alvo deste método é estimular o maior número de unidades motoras em atividade e ativar todas as fibras musculares remanescentes. 

As técnicas de FNP baseiam-se principalmente na estimulação dos proprioceptores para aumentar a demanda feita ao mecanismo neuromuscular, para obter e simplificar suas respostas. A importância dos proprioceptores, em particular do fuso muscular, foi reconhecida como um fator-chave na facilitação da contração dos músculos. 

Baseado nesta filosofia, certos princípios são básicos para o método: 

- Qualquer ser vivo possui um potencial e para se desenvolver este potencial é oferecer uma demanda. 
- Cada indivíduo é considerado como um todo, integrando estímulos sensoriais, motores e psicológicos, por isso todo o tratamento deve ser direcionado ao ser humano, e não a um problema específico. 
- A demanda sobre o paciente é orientada funcionalmente durante o tratamento. 
- Se o paciente tem sucesso, acaba esforçando-se mais. 
- O tratamento é iniciado no nível funcional do paciente, progredindo para atividades mais complexas. 
- São utilizadas atividades que acompanham a sequência do desenvolvimento motor normal. 
- O ser humano não se movimenta em plano reto, mas num movimento tridimensional. 
- Respeitar o tempo do movimento. 
- Atingir a resposta máxima é a forma mais eficaz de alcançar consciência, força, coordenação e endurance. 
- A repetição da resposta é utilizada para aumentar ou promover e manter a aprendizagem motora. 

Didaticamente o método se divide em processos básicos que fornecem ao terapeuta ferramentas necessárias para ajudar seus pacientes a atingir uma função motora eficiente. Essa eficiência não depende necessariamente da colaboração do paciente e esses procedimentos são usados para: aumentar a habilidade do paciente em mover-se e permanecer estável, guiar o movimento com a utilização de contatos manuais adequados e de resistência apropriada, ajudar o paciente a obter coordenação motora e sincronismo, aumentar a histamina do paciente e evitar a fadiga. 

Os processos básicos são: padrão de facilitação, estímulo de estiramento, tração-aproximação, reflexo de estiramento, contatos manuais, comando verbal, estímulo visual, resistência, irradiação e reforço, sincronização de movimentos. 

A aplicação correta da técnica consiste na utilização de todos os processos básicos, porém em pacientes neuromusculares, dificilmente poderemos utilizar o método como um todo em função do déficit de força muscular, fadigabilidade e demais complicações. No entanto, alguns processos básicos são úteis ao treino de coordenação e manutenção de força, estabilidade de tronco, realização de trocas posturais, entre outros. 

O fisioterapeuta deve realizar a escolha e o uso dos processos básicos mais adequados a cada caso. Também podemos associar processos básicos de FNP com cinesioterapia convencional, por exemplo, utilizar o padrão de facilitação, contatos manuais estímulo e reflexo de estiramento com exercícios ativo-assistidos. 

Os padrões de facilitação são padrões de movimento tridimensionais, que provocam facilitação ou inibição para se obter o máximo aproveitamento da energia nervosa. O componente fundamental é a rotação. Quando um padrão é utilizado a resposta muscular é mais fácil, mais coordenada e mais poderosa. 

O estímulo de estiramento é a posição do começo do padrão, na qual são alongadas ao máximo todas as estruturas musculares que intervem nesse padrão. Alongando ao máximo o músculo, estamos estimulando os fusos neuromusculares e facilitando o reflexo de estiramento. O estímulo de estiramento é importante para se obter um bom início de contração muscular. 

A tração (separação das superfícies articulares) e a aproximação (compressão das superfícies articulares) são duas manobras opostas, em ambas estimulam os receptores articulares que são: os corpúsculos de Golgi que estão localizados nos planos de flexo-extensão das cápsulas articulares, corpúsculos de Hulfini que estão localizados nas partes laterais. Estes receptores articulares fazem parte do sistema sinestésico que vai dar a sensibilidade profunda consciente, a sensação da posição do seguimento no espaço. No tratamento, o uso da tração parece promover movimento, enquanto a aproximação, estabilidade ou manutenção de postura. 

O reflexo de estiramento pode ser provocado manualmente levando rapidamente à parte do corpo mais adiante do ponto de tensão, tendo a certeza de que todos os componentes estão estirados; especialmente de que a rotação está correta. Exatamente, no mesmo instante em que se provoca o reflexo, o paciente tenta executar o movimento. O reflexo de estiramento pode ser usado para iniciar o movimento voluntário, assim como para aumentar a força e intensificar uma resposta mais rápida nos movimentos fracos. 

O contato manual é o contato direto da mão do terapeuta nas zonas de propriocepção do paciente. Para controlar o movimento e resistir à rotação, o terapeuta utiliza-se de contato lumbrical. Usa-se um contato manual distal e outro proximal. Iremos atuar sobre os esteroceptores, especialmente de pressão e cutâneo. 

O comando verbal é a comunicação com o paciente para solicitar a atividade. É uma forma de facilitação através da via auditiva. O comando verbal diz ao paciente o que fazer e quando fazer. O comando dever ser dado para o paciente e não para a parte do corpo que está sendo tratada. O volume no qual o comando é dado pode afetar a força do resultado de contração muscular, por isso, o terapeuta deve utilizar um comando mais alto quando uma contração muscular de maior intensidade é desejada e usar um tom mais calmo e tranquilo quando o objetivo é o relaxamento ou alívio da dor. 

O estímulo visual é o acompanhamento do movimento pelos olhos e cabeça do paciente, que precisa ver onde está indo e entender o que é esperado dele. É necessário olhar o paciente e comunicar-se visualmente para observarmos se o paciente entendeu o que você deseja e verificar também se ele expressa algum sinal de dor. O feedback fornecido pelo sistema sensorial da visão pode promover uma contração muscular mais potente. 

A resistência aplicada deve ser apropriada ou ótima e é utilizada para: facilitar a habilidade do músculo em se contrair, aumentar o controle motor, ajudar o paciente a adquirir consciência dos movimentos, aumentar a força muscular. 

A resistência aplicada de forma apropriada resulta em irradiação e reforço. Irradiação pode ser definida como a deflagração da resposta ao estímulo, esta resposta pode ser vista como aumento da facilitação (contração) ou inibição (relaxamento) nos músculos sinérgicos e padrões de movimento. A resistência ao movimento é responsável pela produção da irradiação. O reforço é equivalente a “tornar mais fácil”, o terapeuta direciona o reforço pra os músculos fracos pela quantidade de resistência aplicada nos músculos fortes. 

A sincronização dos movimentos refere-se à direção em que os movimentos serão executados, de distal para proximal. Nos padrões habituais normais, a maior amplitude começa distalmente, porém não podemos permitir toda a amplitude distal até não começar também a movimentação intermediária e proximal. 

A técnica constitui-se de padrões individuais de membros superiores e inferiores, padrões de escápula, cabeça e pescoço, padrões de marcha, além de atividades integradas, que são uma sequência de aprendizagem tendo como base o processo de maturação cerebral e desenvolvimento motor. O objetivo dessas atividades é dar independência ao paciente e ensiná-lo novamente o “automático”. Para a realização das atividades integradas utilizam-se os processos básicos durante a realização de trocas posturais e manutenção de posturas.

 

2
Dislike0
User badge image

Mirelly Santos

O FNP ou método Kabat é uma filosofia tratamento que inicialmente foi idealizada para o tratamento de pacientes com déficits neurológicos, mas que hoje já é utilizado em diversas areas da fisioterapia. Um dos principios mais fortes do método é o treinamento em diagonias, porque KABAT defendia que esta era a forma mais funcional de tratamento; além disso, preza-se pela visualização do movimento, posição do terapeuta e o estímulo verbal dado ao paciente.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder esse problema devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Fisioterapia Neurofuncional.


A facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP), também denominada de método Kabat, trata-se de um tratamento baseado na premissa de que todo ser humano, inclusive os portadores de deficiência, possuem um potencial não explorado.


Nesse contexto, a facilitação neuromuscular proprioceptiva consiste em um método que acelera a resposta dos mecanismos neuromusculares por meio da estimulação dos receptores do sistema nervoso.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais