Buscar

Dê exemplos de substancias microbianas reconhecidos pelo sistema imunologico inato e quais são os receptores para estas substancias

💡 5 Respostas

User badge image

Lucas Azevedo

Os padrões moleculares associados à patógenos (PAMPs) que interagem pelos receptores de reconhecimento de padrões (PRRs) são moléculas distribuídas em diversas classes de patógenos como o lipopolissacarídeos (LPS) constituintes das bactérias gram-negativas, reconhecidas por receptores semelhantes ao Toll (TLR)-4 e o RNA de fita dupla (dsRNA), constituinte viral, que é reconhecido pelos TLR-3.

0
Dislike0
User badge image

Gabriel Gomes

As substâncias microbianas que estimulam a imunidade inata são chamadas de Padrões Moleculares Associados ao Patógeno (PAMPs) e podem ser reconhecidas por determinados receptores. Exemplos.

- Receptores do tipo Toll (TLRs):

  • TLR1:TLR2 => Lipopeptídeos bacterianos
  • TLR4 => LPS
  • TLR5 => Flagelina bacteriana;
  • TLR2:TLR6 => lipopolipeptídeos bacterianos.
  • Também podem reconhecer ácido nucleicos virais.;

- Receptores de Lectina do tipo C (CLRs)

  • Receptor de manose dectina => Carboidratos de superfície microbiana com terminal de manose e frutose; Glucanas presentes na parede celulares fúngicas;

- Receptores do tipo NOD (NLRs)

  • NOD1/2 => Peptidoglicanos da parede celular bacteriana.

- Receptores do tip RIG (RLRs)

  • RIG-1 e MDA-5 => RNA viral;

- Receptores scavenger

  • CD36 => diacilglicerídios microbianos;

 

 

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Imunologia.


A imunidade inata consiste na primeira linha de defesa do organismo, isto é, aquela que o indivíduo já possui ao nascer. A mesma caracteriza-se por uma resposta rápida, não específica e limitada aos estímulos estranhos ao corpo. Suas barreiras imunológicas são físicas, químicas e biológicas, células e moléculas, presentes em todos os indivíduos.


Por sua vez, a imunidade adquirida ou adaptativa é ativada pelo contato com agentes infecciosos e sua resposta à infecção aumenta em magnitude a cada exposição sucessiva ao mesmo invasor.


Sendo PAMPs a abreviação de Pathogen Associated Molecular Patterns (Agentes Infecciosos / Microrganismos da Microbiota Normal) e PRRs a abreviação de Pattern Recognition Receptors (Receptores presentes na membrana de Cels. do SI do organismo hospedeiro, ou nos fluidos biológicos), tabela abaixo resume algumas interações:

Fonte: http://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/patologia/HELIOJOSEMONTASSIER/aula_2_antigenos.pdf. Acesso 10 fev. 2019.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais