Buscar

gabarito da prova sociedade educação e cultura a final sobre Max Weber Emile Durkheim Karl Marx

💡 1 Resposta

User badge image

ANA MARCIA

1. ?Voracidade? é um texto de Luís Fernando Veríssimo que apresenta uma crítica ao modelo social baseado no consumo exagerado. Nesse caso, o autor faz uma reflexão ao descrever as atitudes de um indivíduo que frequenta o cinema numa determinada cidade norte-americana. Veríssimo compara as atitudes do consumidor no cinema com a mentalidade americana de consumo pouco consciente. No contexto da crítica do autor e de nossa realidade educacional, analise as afirmativas a seguir:

I- A economia de consumo oferece a oportunidade de sermos infantis sem parecermos insanos.
II- O modo social baseado neste tipo de consumo permite a realização dos sonhos de criança, momento de ausência do senso crítico.
III- Ao professor cabe a responsabilidade de banir o infantilismo consumista do ambiente escolar através de leis e sanções.
IV- O ambiente escolar é um espaço isento de problemas ou responsabilidades ligadas às questões econômicas ou morais.

FONTE: VERÍSSIMO, Luís Fernando. A mesa voadora. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 154p.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
botao_ok.png a) As afirmativas I e II estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png b) As afirmativas II e III estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png c) As afirmativas II e IV estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png d) As afirmativas III e IV estão corretas.

2. O sociólogo Pierre Bourdieu (1930-2002) em sua maneira reflexiva de explicar a sociedade construiu um método para analisar os mecanismos e processos de dominação da sociedade usando os conceitos de habitus, campo, capital e poder simbólico. Associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Habitus.
II- Campo.
III- Capital cultural.
IV- Poder simbólico.

(    ) Está relacionado às formas de exercer poder na vida social. Pressupõe que os indivíduos acreditam na legitimidade do poder daqueles que o exercem.
(    ) Corresponde a um sistema de disposições duráveis e transponíveis que funciona como uma matriz de percepções, compreensões e atitudes.
(    ) É constituído pelos saberes, competências e outras aquisições de cunho cultural. 
(    ) Compõe o espaço estruturado de posições, onde os dominantes e os dominados lutam para manter e obter determinados postos.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a) I - II - III - IV.
fundo_transparente_16x16.png b) II - I - IV - III.
fundo_transparente_16x16.png c) II - IV - III - I.
botao_ok.png d) IV - I - III - II.

3. A realidade do campo da educação também é um ambiente de estudo da sociologia. Isto ocorre numa disciplina específica chamada de ?sociologia da educação?. Os temas desta área do conhecimento são bem diversificados, atuando em questões objetivas, subjetivas, qualitativas e quantitativas, a exemplo do cotidiano escolar, dos sujeitos envolvidos no processo educativo e até das políticas públicas em educação. Sobre os possíveis temas para o estudo da sociologia da educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) A classe de professores, valores da prática do magistério e a disciplinarização dos estudantes.
(    ) As políticas de educação dos municípios, a organização escolar, as dinâmicas de ensino.
(    ) O estágio curricular, a perspectiva de formação para o trabalho e o anseio social por educação.
(    ) A escolha profissional através do Ensino Superior, o clima escolar e o rendimento qualitativo da aprendizagem.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a) F - V - V - F.
fundo_transparente_16x16.png b) V - F - F - V.
botao_ok.png c) V - V - V - V.
fundo_transparente_16x16.png d) F - V - F - V.

4. É possível afirmar que existe uma dada cultura para a qual existem públicos específicos, os quais elegem determinadas manifestações e expressões para serem prestigiadas e consumidas. Diante disto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a relação entre a área e a definição/abrangência de cultura descrita:
fundo_transparente_16x16.png a) A cultura vulgar, presente nas massas, é a mesma das culturas regionais, onde existe a música, a dança, o folclore e o futebol.
botao_no.png b) A cultura elitista tem como objetivo expor, por meio da música, literatura, artes, uma probabilidade de ascensão social.
fundo_transparente_16x16.png c) As culturas vulgar e erudita apresentam níveis de complexidade similares, principalmente devido à presença da música.
botao_ok.png d) A cultura erudita, concentrada nas minorias sociais, é muito importante para o desenvolvimento letrado/intelectual da sociedade.

5. As concepções de sociedade da época medieval e renascentista são muito distintas entre si, apesar de a segunda ser a sequência da primeira, são caracterizadas por aspectos contraditórios, controversos, que se contrapõem e negam um ao outro objetivamente. Diante disto, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Sociedade medieval.
II- Sociedade renascentista.

(    ) As mentalidades eram fortemente marcadas pela cultura antropocêntrica, ou seja, o homem representava a medida de todas as coisas e o centro do universo.
(    ) As mentalidades eram caracterizadas pelo teocentrismo, que significava que Deus era o centro das atenções e/ou ainda, Deus era a medida de todas as coisas.
(    ) A sociedade era imutável e para isso buscavam-se justificativas das mais variadas, mas tendo como o ponto de sustentação a vontade de Deus.
(    ) Foi marcada pela ascensão do capitalismo e do mercantilismo, pela ampliação e fortalecimento do sistema bancário e pelo surgimento de uma nova classe social: a burguesia. 
(    ) O racionalismo e as pesquisas científicas e pensadores como Pietro Pomponazzi, Galileu Galilei, Copérnico e Leonardo da Vinci se destacaram na realização de estudos e experimentos.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
botao_ok.png a) II - I - I - II - II.
fundo_transparente_16x16.png b) II - II - I - I - II.
fundo_transparente_16x16.png c) I - I - II - II - II.
fundo_transparente_16x16.png d) I - II - II - II - I.

6. A gestão escolar é uma das principais ferramentas para uma boa condução das rotinas escolares. A incumbência dos articuladores políticos do sistema educacional, como o ministro da educação, os secretários municipais e estaduais, é garantir as verbas necessárias. Porém, as responsabilidades sobre as decisões do sistema não se restringem a estas autoridades. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação afirma que a gestão deve ser participativa. Assim compreendendo, analise as sentenças a seguir:

I- Os profissionais da educação devem participar da elaboração do Projeto Pedagógico da escola. 
II- A comunidade escolar e local deve participar dos conselhos escolares.
III- As comunidades religiosas, representadas pelos seus sacerdotes (pastores, padres, rabinos, babalorixás), devem participar dos conselhos educacionais das escolas públicas. 
IV- As comunidades esportivas/culturais devem participar dos conselhos educacionais, representadas pelos seus respectivos presidentes de clubes. 

Assinale a alternativa CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png b) As sentenças II e III estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png c) As sentenças III e IV estão corretas.
botao_ok.png d) As sentenças I e II estão corretas.

7. A palavra ?pós-modernidade? pode ser encarada como um dos conceitos utilizados pelos sociólogos e antropólogos para melhor compreender a sociedade contemporânea. Pois, na contemporaneidade, temos a presença de diversas novidades nos campos político, econômico, cultural e social. Neste sentido, podemos refletir que a ?pós-modernidade? está em oposição a valores ?modernos?. Podemos, portanto, estabelecer diferenças entre o período classificado como "moderno" e "pós-moderno". Sobre as diferenças entre os dois períodos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Na modernidade, a poupança individual era valorizada no campo econômico. Na pós-modernidade, temos a presença do consumismo. 
(    ) Na modernidade, a história humana era compreendida como a busca pelo progresso. Na pós-modernidade, a história humana é encarada como uma somatória de múltiplas experiências individuais. 
(    ) Na modernidade, a sociedade era composta por instituições fluidas, como famílias homoafetivas e relações de trabalho flexíveis. Na pós-modernidade, a sociedade é composta por instituições sólidas, como o Estado, a família nuclear monogâmica e relações de trabalho mediadas por rígidas leis.  
(    ) A modernidade era baseada em teorias filosóficas que defendem o relativismo. Na pós-modernidade, temos a presença de teóricos que defendem o racionalismo como método para a busca de verdades científicas absolutas. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a) F - F - V - V.
fundo_transparente_16x16.png b) V - F - F - V.
botao_ok.png c) V - V - F - F.
fundo_transparente_16x16.png d) V - V - V - F.

8. O pensador grego Aristóteles afirmava ser o homem um "animal político", isto é, um ser que está em constante relação com a polis, com o meio que o circunda. Uma abordagem mais contemporânea do conceito de política reforça as relações e a ação do Estado. Entretanto, este conceito de política também pode ser transferido para as organizações escolares. Relevando o contexto político das organizações escolares, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) A presença de hierarquias e disciplina nas escolas é um reflexo das organizações políticas.
(    ) A disputa pelo poder nas organizações é um tema relacionado ao conceito de política.
(    ) Entre educadores e educandos, a presença de afeto é um contexto explicado pela política.
(    ) A inclusão de alunos com necessidades especiais é uma questão central na política educacional do período colonial.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a) F - V - V - F.
fundo_transparente_16x16.png b) V - F - F - V.
botao_ok.png c) V - V - F - F.
fundo_transparente_16x16.png d) V - V - V - F.

9. Atualmente, a população está concentrada nas cidades as quais cresceram em proporções não esperadas e planejadas. Contudo, esta situação é agravada pela instalação de parques industriais, centros financeiros, comércio, entre outros. Assim, este contexto exige novas abordagens e posturas. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Os empregos da cidade exigem cada vez mais formação/qualificação.
(    ) A violência e as drogas são problemas e desafios comuns a serem superados na sociedade, bem como no interior das escolas.
(    ) Intensificam-se os problemas como congestionamentos, alagamentos e crescimento desordenado.
(    ) A educação e a escola se encontram protegidas diante dos problemas enfrentados pelas sociedades urbanas e industriais.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
botao_ok.png a) V - V - V - F.
fundo_transparente_16x16.png b) V - F - V - V.
fundo_transparente_16x16.png c) F - V - F - F.
fundo_transparente_16x16.png d) F - F - F - V.

10. Na relação dos sociólogos mais estudados, citados e influentes do século XX e XXI pode-se estudar Émile Durkheim (1858 -1917), Pierre Bourdieu (1930-2002) e Zygmunt Bauman (1925); suas teorizações ultrapassam os campos da sociologia propriamente dita e são levadas como possibilidades de abordagens junto à educação, à cultura, no interior de empresas e organizações. Com relação às funções da sociologia defendidas por estes sociólogos, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Émile Durkheim.
II- Pierre Bourdieu.
III- Zygmunt Bauman.

(    ) A sociologia deve exercer um caminho reflexivo, bem como desvendar o funcionamento da regulação social e das estruturas de dominação.
(    ) A sociologia deve preservar a ?saúde? e a integridade da engrenagem social e incentivar mudanças políticas.
(    ) Defende que a tecnologia obriga o ser humano a adquirir novas competências, fato que tem trazido incertezas para o futuro da humanidade.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
botao_ok.png a) II - I - III.
fundo_transparente_16x16.png b) I - II - III.
fundo_transparente_16x16.png c) III - I - II.
fundo_transparente_16x16.png d) I - III - II.
5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais